Evento
De forma a marcar o início do primeiro período letivo de 2018, será realizada, no dia 02/04, segunda-feira, às 17h, no Auditório do Instituto de Computação, a aula inaugural do Instituto de Computação.
Esta aula será proferida pelo Professor Roberto Ierusalimschy, da PUC-Rio, e terá como tema “Errâncias de um Software Brasileiro”.
O tema da palestra é bem interessante e leve, principalmente para os calouros dos nossos cursos.
Contamos com o apoio de todos para termos uma ampla participação da comunidade do IC e da UFF!
A seguir, apresentamos um resumo da palestra e o mini-cv do Prof. Roberto.
Resumo: Lua é uma linguagem de programação desenvolvida na PUC-Rio, que se tornou a linguagem mais usada para “script” de jogos, além de ser usada extensivamente em muitas outras aplicações, da Wikipedia até a Internet das Coisas. A primeira versão da linguagem foi criada em 1993, como uma linguagem de configuração para uso interno. Com o passar dos anos, seu uso foi se difundindo para outras áreas, como jogos e sistemas embarcados. Simultaneamente, tanto o projeto quanto a implementação da linguagem amadureceram. Essa palestra relata a história da linguagem e como ela veio a adquirir essa relevância global, analisando por que diferentes áreas adotaram a linguagem. Iremos discutir também como pretendemos continuar sua evolução.
Mini-cv: Roberto Ierusalimschy é Professor Associado da PUC-Rio, onde atua na área de projeto e implementação de linguagens de programação. Ele também é o principal projetista da linguagem Lua. Em 2013, foi agraciado com o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Roberto foi Distinguished Speaker da ACM e Tinker Professor da Universidade Stanford. Atualmente, é Conferencista Sênior da SBC e membro do IFIP Working Group de projeto de linguagens.