Evento
Orquestra de Cordas da Grota e Companhia de Dança da Andef se reúnem num espetáculo de inclusão pela arte.
Na primeira edição da temporada, o projeto Música no Jardim traz uma orquestra de jovens da comunidade e um grupo de balé formado por cadeirantes e não cadeirantes para apresentar o espetáculo “Os clássicos mais populares de todos os tempos”.
A Orquestra de Cordas da Grota, formada na década de 1990, é uma proposta de intervenção sociocultural na vida dos jovens da comunidade da Grota do Surucucu, por meio da música, como forma de expressão, de formação de vínculos sociais e de fortalecimento da autoestima. De início, a atenção dos jovens foi despertada com aulas de flauta doce, mas à medida que foram tendo contato com a música de Bach, Haendel e Vivaldi, foi surgindo o interesse pelo aprendizado de violino e, depois de alguns meses começaram os ensaios em grupo e, não demorou muito, as primeiras apresentações em público, formando assim a Orquestra de Cordas da Grota.
A Companhia de dança inclusiva Corpo em Movimento, criada pela Andef em 1999, participou de diversos eventos expressivos, dentre eles Jogos Paralímpicos de Sidney 2000, Jogos Parapan-americanos Rio 2007, encerramento e intervalo dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Final da Copa das Confederações 2013, abertura, encerramento e intervalo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no Rock in Rio 2017, que resultaram em diversos programas e reportagens. Composto por bailarinos com e sem deficiência, a Companhia tem por objetivo a conscientização social sobre a potencialidade da pessoa com deficiência, contribuindo de forma lúdica e estética para a quebra de estigmas. Essa companhia de dança tem um papel fundamental na política da Andef, de valorização e promoção da inclusão em todos os ambientes.
Mozart, Verdi, Rossini em espetáculo de dança e música ao ar livre
A Orquestra de Cordas da Grota tem, igualmente, um histórico expressivo de participações, se apresentando com regularidade em escolas, salas de concerto, teatros e igrejas do Rio, Niterói e São Gonçalo. Em 98 e 99, participaram do Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora. Em 2000 participaram do Curso de Férias do Museu Villa-Lobos, onde um grupo de seis alunos foi contemplado com bolsa de estudos da VIDEOFILMES, por um período de três anos. Em 2001 realizaram uma turnê pelo norte de Portugal a convite da professora Maria da Conceição Campos. Em 2006 a orquestra lançou seu primeiro CD, com peças dos períodos barroco (Telemann, Bach, Vivaldi e Händel) e clássico (Haydn), assim como da música popular brasileira (Zequinha de Abreu, Angelino de Oliveira e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira). Ainda em 2006, a ARTE-TV, uma emissora franco-germânica, gravou um documentário sobre a Orquestra, que foi ao ar na França e Alemanha. Em setembro deste mesmo ano, a orquestra participou do ‘Annual Gala’ promovido pela Brazil Foundation, em New York, e, em dezembro, ficou entre os cinco finalistas do prêmio Cultura Nota 10, do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2008 a Orquestra realizou turnê pela América Central a convite do Itamaraty e, em dezembro do mesmo ano, lançou seu segundo CD com canções natalinas. Desde 2010 foi reconhecida como Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e, nesse mesmo ano, gravou o terceiro CD para comemoração dos 15 anos da orquestra. Em 2011 recebeu o prêmio Rio Sociocultural na categoria ’empreendedorismo cultural’.
O aprendizado de instrumentos de cordas é feito basicamente com violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta doce, introduzindo aos poucos outros tipos de instrumentos tais como violão, cavaquinho, flauta transversa, clarineta, harpa, percussão e canto coral. Em mais de vinte anos de trabalho já são mais de 30 alunos formados em universidades, 36 em formação e mais de 50 formados em nível técnico trabalhando com música. Em 2015, ano em que teve o apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, a Orquestra lançou dois CDs – ‘Bach in Rio’ com o pianista Jozef Kapustka e ‘Sons da Grota’ com o grupo Negros & Vozes, Grupo de Flautas, além da Orquestra.
Música no Jardim
03 de maio de 2018
Quinta – 17h30
Jardim da Reitoria
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Entrada Franca
Classificação etária: Livre