Evento
Primeiro concerto da série OSN Popular faz tributo a Pixinguinha, com arranjos feitos especialmente para a apresentação
Para o primeiro concerto de 2018 da Série OSN Popular, a Orquestra Sinfônica Nacional preparou um tributo a um dos maiores músicos brasileiro e um dos principais expoentes do choro brasileiro: Pixinguinha (1897-1973). No concerto, o público poderá apreciar as músicas do compositor carioca por meio de arranjos sinfônicos feitos especialmente para a apresentação, pelo maestro e compositor Anderson Alves. A OSN UFF fará, também, a estreia da Suíte Pixinguinha, de autoria de Anderson Alves. O Concerto apresenta ainda Divagações nº 12, concerto para clarineta e orquestra, do compositor petropolitano Vittor Santos. O solo será do clarinetista Victor Hugo Silva, vencedor do I Concurso OSN UFF Novos Talentos, realizado em 2017.
Jovem Regente Anderson Alves é também compositor e pianista
O jovem maestro Anderson Alves também é compositor e pianista, tendo se aperfeiçoado em regência orquestral com grandes maestros, entre eles Isaac Karabtchevsky e Kirk Trevor (Inglaterra), tendo sido finalista em concursos de jovens regentes. Como compositor, Anderson Alves tem obras para diversas formações, dentre elas destacam-se: Fantasia para Orquestra Sinfônica (estreada em 2014 pela OSN-UFF); Divertimento para Trio (dedicada ao Trio Capitu e parte do CD “Novos Ventos”) e Concertino para Clarineta e Cordas (dedicada ao prof. José Carlos de Castro). Tem, em seu repertório, obras do Barroco á música contemporânea. Atualmente, é Maestro e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca – Programa Orquestra nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e é coordenador pedagógico do Projeto Som+Eu e diretor do Circuito Cultural Zona Sul.
O solista de clarineta, Victor Hugo, esteve em turnê pela Alemanha com sua irquestra
Victor Hugo, o solista de clarineta, iniciou os estudos aos 11 anos e, atualmente, como 1º clarinetista da Orquestra Jovem Paquetá se apresentou nas principais salas e teatros do Rio de Janeiro, inclusive estreando obras de diversos compositores brasileiros. Recentemente, esteve em turnê pela Alemanha, com a Orquestra Jovem Orquestra. Em 2015, foi um dos vencedores do concurso para solistas da ORSEM e, em 2016, venceu o VI Concurso de Música de Câmara do Festival Villa-Lobos, com seu duo Bifonia. Integra o naipe de clarinetas da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio. Victor Hugo é bacharel em clarineta pela UFRJ.