Evento
@festivalmovimentosnegros – O Festival, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiro da UFF de Rio das Ostras e vários coletivos negros da Região dos Lagos, surge e se constrói pelo desejo e necessidade de refletir, articular e celebrar os Movimentos Negros de ontem e de hoje.
“Entendendo a importância de referenciar o que foi, para entendermos o presente e projetarmos o que queremos para o futuro. E pra isso, celebramos também nossas ancestralidades, partindo da reflexão que nossas ações no presente estão apoiadas em seus ensinamentos, lutas e conquistas do passado,” enfatizou a professora do Curso de Serviço Social da UFF Rio das Ostras, Raimunda Soares.
O Festival ocorrerá nos dias 20, 22, 24, 28, 30 de Julho e 01 de Agosto quando serão realizadas rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas abordando temas importantes à população negra brasileira, partindo das experiências dos Movimentos de Negros e Negras da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A equipe organizadora conta com os professores do Curso de Serviço Social da UFF Rio das Ostras, João Claudino e Edson Teixeira, os coletivos Negro Fuzuê e Vista Minha Pele, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiro (NEAB) da UFF Rio das Ostras, Pesquisadoras Negras da Região dos Lagos Griot Pesquisa, difusão, memória em tradições afro, Movimento Voluntário Cultural de Macaé e Associação de Cultura e Capoeira Balikuddembe.
Mais informações podem ser obtidas no facebook: https://www.facebook.com/search/top?q=festival%20movimentos%20negros