Evento

Peça 12 PESSOAS COM RAIVA

Peça 12 PESSOAS COM RAIVA

“12 PESSOAS COM RAIVA” expõe um júri que, virtualmente, precisa decidir sobre a vida de um homem. Após temporada virtual de sucesso, a experiência volta para apresentação única, em parceria com o Centro de Artes UFF.
“12 Pessoas com Raiva” simula um júri que é convocado a se apresentar online, por conta da pandemia do COVID-19, e deve chegar a um veredito unânime sobre um assassinato envolvendo pai e filho. Tal situação poderia ser resolvida rapidamente, não fosse a presença de uma mulher que, não estando totalmente convencida sobre a culpa do garoto, vota por sua inocência. A partir daí, acompanha-se de perto conflitos e personagens típicos da atual sociedade brasileira.
Entendendo a importância de respeitar a quarentena e buscando novas formas de criação a distância, o diretor cearense Juracy de Oliveira, que também assina a tradução e adaptação do texto, reúne a equipe de quatorze artistas e realiza uma primeira temporada virtual que acumulou mais de 1200 expectadores. O time, que é composto por artistas sediados no Rio de Janeiro, São Paulo e Natal, conta também com Luiza Fardin. Vencedora do Prêmio Shell, Cesgranrio e APTR em 2017, a artista assina a direção de arte e o figurino da experiência.
A obra é uma realização do Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, aglomeração online de artistas de várias partes do país que está em plena atividade criativa desde Abril. A plataforma online escolhida é o ZOOM e a apresentação acontece com a extensão webinar, onde a plateia assiste a tudo que acontece na sala sem precisar participar com vídeo ou áudio.
A equipe de programação do Teatro da UFF assistiu ao espetáculo on-line e o recomenda a todos! Abaixo a opinião de dois integrantes dessa equipe:
“A experiência cênica “12 pessoas com raiva” apresenta questões e conflitos muito presentes na nossa sociedade. Em cena, 12 pessoas que devem decidir o destino de um réu: culpado ou inocente. De forma muito natural, os atores interpretam pessoas com características e personalidades distintas, mas que podemos identificar facilmente nos círculos sociais. As experiências, valores, prioridades, capacidade crítica e de empatia, e que influenciam no julgamento do caso, de cada um são colocados em discussão pelos próprios atores, ao longo do jogo cênico. As interpretações são envolventes e emocionante. No desenrolar da história, é impossível se manter imparcial e não ficar apreensiva com o destino do réu.” (Águeda Sano – produtora cultural / assistente de programação do Teatro da UFF)
“Assistir à adaptação do espetáculo “12 pessoas com raiva” para a plataforma do Zoom, originalmente uma plataforma para reuniões on-line, é uma experiência incrível, por vários motivos. Um deles, é que você está realmente dentro de uma reunião com 12 jurados/atores que devem analisar provas, fatos e versões que servirão para o veredito de um julgamento bárbaro, em que um filho é acusado de ter matado o próprio pai. Outro fator é que, como nós enquanto espectadores, os 12 jurados/atores estão em isolamento social, cada um em sua casa, alguns em estados diferentes do Brasil, tendo que chegar a uma conclusão unânime, pois caso contrário o julgamento será invalidado. E não menos importante, ainda há a atualidade do discurso empregado na narrativa teatral, que se apropria de temas bastante significativos e que permeiam nossa sociedade contemporânea, principalmente neste período em que estamos vivendo. Em uma palavra, acho este espetáculo imperdível”! (Robson leitão – produtor cultural / diretor do Teatro da UFF)
11 de setembro de 2020
Sexta | 21h
Transmissão via Zoom
Ingressos vendidos pelo Sympla  – R$10 (valor único) (https://www.sympla.com.br/pandemica-coletivo-temporario-de-criacao-setembro__955490)
Livre adaptação de “12 Angry Men”, de Reginald Rose
Idealização, adaptação e direção geral: Juracy de Oliveira
Direção de Arte e Figurino: Luiza Fardin
Elenco: Enio Cavalcante, Gabrielly Arcas, Gilson de Barros, Giovanna Araújo, José Henrique Ligabue, Leandro Vieira, Mariana Queiroz, Maurício Lima, Múcia Teixeira, Nely Coelho, Ralph Duccini e Tatiana Henrique
Classificação etária – 12 anos

Pular para o conteúdo