Evento
Ciclo Cinema-provocação
1º Sessão – o cinema que se reinventa
“O que o cinema quer da gente é coragem”. Em seu texto para a Revista Cinética, Maria Trika chama a nossa atenção para o trecho de uma das falas de Ilha, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, o primeiro filme do nosso ciclo de maio. Ilha traz o cinema dentro do cinema, brinca com a linguagem, destrói e reconstrói sem medo de explorar, de afetar e se deixar afetar.
Sessão seguida de bate papo com a dupla de diretores da Rosza Filmes, produtora independente com sede no Recôncavo da Bahia e responsável por um dos movimentos mais criativos e importantes do cinema brasileiro dos últimos anos. Os diretores estarão acompanhados dos pesquisadores dos grupos de pesquisa EPOCA – Grupo de pesquisa Estética e Política na Contemporaneidade (vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Cinema e Audiovisual da Unisul e do Curso de Cinema da UFSC); o CIA – Comunicação, Imagem e Afeto (vinculado ao POSCOM – UFES), o NEX – Núcleo de estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais (vinculado ao PPGCine – UFF) e o Habitáveis – Formas de Habitar o Presente (vinculado à EBA – UFRJ), que estarão lançando a rede de pesquisa, a ReMA – Rede Macunaíma de Afetos.
Após o filme, debate com participação da diretora Glenda Nicácio e do ator Renan Motta. Participação dos coordenadores dos grupos de pesquisa da “ReMA – Rede de Macunaíma de Afetos”: Alessandra Brandão (UFSC); Ramayana Lira (Unisul), Erly Vieira Jr (UFES), Mariana Baltar (PPGCine – UFF) e Vinicios Ribeiro (UFRJ).
Ilha, de Glenda Nicácio e Ary Rosa
Ficção, Brasil, 2017, 96´
Emerson, um jovem da periferia, quer fazer um filme sobre a sua história na Ilha, lugar de onde os nativos nunca conseguem sair. Para isso, ele sequestra Henrique, um premiado cineasta. Juntos, os dois reencenam a própria vida, com algumas licenças poéticas.
06 de maio de 2021
Quinta | 18h
Transmissão:
https://www.facebook.com/centrodeartesuff
https://www.youtube.com/ppgcineuff