Evento
O evento científico denominado de SER (Seminário Internacional de Estatística com R) encontra-se consolidado junto à comunidade científica que faz uso de técnicas para análise de dados, uso da linguagem R, englobando diversas áreas do conhecimento, caracterizando-se como um evento multidisciplinar. Neste evento encontram-se renomados pesquisadores e cientistas de dados nacionais e internacionais que produzem pacotes disponibilizados na linguagem R, promovendo a expansão do conhecimento e melhoria das pesquisas realizadas no país. O evento é estruturado em: 1.Conferências e palestras, para as quais sejam convidados nomes de amplo reconhecimento na comunidade científica e/ou no meio empresarial, e que possuam relevantes trabalhos usando a linguagem R. 2.Mesa Redonda com discussões sobre a temática do evento . 3.Oficinas e minicursos ministrados por professores pesquisadores e profissionais do mercado fornecendo treinamento, aprimoramento e atualização na prática do uso da linguagem R e das técnicas estatísticas. 4.Sessão Pôster: apresentação dos trabalhos no formato pôster selecionado pelo comitê científico. 5.Comunicação Oral: apresentação oral de artigos submetidos por autores e aprovados pelo comitê científico. 6. Sessão de premiação com medalhas aos 3 melhores trabalhos no formato artigo e 3 medalhas aos melhores trabalhos no formato pôster. 7. Publicação dos trabalhos apresentados nos Anais do SER com ISSN n. 2526-7299.
A linguagem R é especializada em estatística e análise de dados, gratuita, de código aberto (primeira versão publicada no ano 2000), com uma comunidade de mais de 2 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo todo. São inúmeros contribuidores que mantém a comunidade ativa com a incorporação de uma gama de pacotes que facilitam a aplicação de técnicas de análises de dados. A adoção da linguagem R vem se consolidando tanto nas Universidades como nas empresas de pequeno a grande porte.
A primeira edição do evento ocorreu em maio de 2016 contando com a participação de 226 pessoas, superando a meta planejada de 200. Foram selecionados e apresentados 25 trabalhos científicos na sessão pôster com premiação para os três melhores. Foram oferecidas 3 oficinas, 11 palestras e uma mesa redonda com a participação de dois palestrantes internacionais dos EUA e da Espanha. Houve grande receptividade do público pelas sessões do Espaço Empresa que contou com relatos de sucesso da FGV, IBOPE/DTM e Mobi2buy além dos relatos apresentados na sessão Blog. Gerou diversos produtos como vídeos publicados no canal UNITEVÊ/UFF; um boletim informativo relatando as principais ocorrências do evento; anais em formato e-book com registro ISBN, apresentando os conteúdos dos 25 trabalhos da sessão pôster de autoria de 59 pesquisadores de 14 instituições distintas; livro contendo as palestras em formato e-book com registro ISBN. Os apoiadores nesta primeira edição foram UFF, CAPES, ENCE/IBGE e IMPA.
A segunda edição ocorreu em 2017 contando com a participação de 227 pessoas. Foram ministrados palestras, teds, oficinas, contou com a participação de dois conferencistas internacionais de Portugal e da Espanha. Foram selecionados e apresentados 27 trabalhos científicos na sessão pôster envolvendo 85 autores de 18 instituições e 21 artigos apresentados na sessão de comunicação oral envolvendo 60 autores de 20 instituições, com premiação para os três melhores trabalhos de cada sessão. O evento gerou a publicação de Anais com o material apresentado durante a sessão pôster e a sessão oral. Em 2017 o Anais do SER foi registrado no IBICT sob número ISSN 2526-7299, contendo dois volumes e registro ISBN. O evento contou com participação de pesquisadores de 15 estados do Brasil e 3 países como Espanha, Itália e Portugal, foram proferidas 3 conferências, 6 palestras, 7 minicursos, 3 oficinas, 1 mesa redonda e 1 relato na sessão blog. Gerou diversos produtos como vídeos publicados no canal UNITEVÊ/UFF; um boletim informativo relatando as principais ocorrências do evento e anais em formato e-book com registro ISSN e ISBN. Os apoiadores nesta segunda edição foram UFF, FAPERJ, ENCE/IBGE, IMPA e SBMAC.
A terceira edição do evento ocorreu em 2018 contando com a participação de aproximadamente 520 pessoas entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e profissionais do mercado. Foram selecionados e apresentados 24 trabalhos científicos na sessão pôster envolvendo 69 autores de 15 instituições e 26 artigos apresentados na sessão de comunicação oral envolvendo 75 autores de 20 instituições, com premiação para os três melhores trabalhos de cada sessão. A programação do evento ofereceu 8 minicursos, 1 workshop com a americana autora do livro “Text Mining with R”, 5 conferências proferidas por renomados pesquisadores internacionais da Inglaterra e dos Estados Unidos, 6 palestras proferidas por pesquisadores de diversos estados do Brasil, homenagem ao prof. e engenheiro civil Djalma Pessoa aposentado pela ENCE/IBGE por sua contribuição como precursor da linguagem R no Brasil e sua intensa produção na área da Estatística. O laboratório de experimentação do R para iniciantes ofertou um minicurso online e gratuito atingindo um público diversificado de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento espalhados por todo o Brasil, proporcionando a inclusão acessível ao aprendizado desta linguagem para aproximadamente 360 pessoas.
A quarta edição do evento ocorreu em 2019 contando com a adesão de 778 pessoas entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e profissionais do mercado. Foram selecionados e apresentados 28 trabalhos científicos na sessão pôster e 16 artigos apresentados na sessão oral envolvendo 112 autores de 30 instituições como IFSC, INCO25, AFA, Embrapa Agrobiologia, ENCE, ENSP/PROCC/FIOCRUZ, IFMT, Maynooth University, Ministério da Saúde (MS/SVS/DIAHV), Poupex, PUC-MG, PUC-RJ, R-ladies, SEBRAE, UCDB, UEP, UERJ, UFBA, UFF, UFMG, UFMS, UFRB, UFRJ, UFSC, UFU, UNB, UNICAMP, UNIRIO, USP, UTFP-Câmpus Francisco Beltrão. Foram premiados com medalha os três melhores trabalhos da categoria pôster e os 3 melhores artigos. A programação do evento ofereceu 13 minicursos, Treinamento com o prof. Dean Attali autor dos pacotes shinyjs, timevis, colourpicker, shinyalert, addinslist, ezknitr, ggExtra, shinyforms, ddpcr e lightsout, durante e após a agenda do seminário. O seminário contou com 11 palestras proferidas por renomados pesquisadores internacionais da Inglaterra, da Espanha, do Canadá e do Chile, e pesquisadores nacionais da Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O laboratório de experimentação do R para iniciantes ofertou dois minicursos online e gratuito atingindo um público diversificado de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento espalhados por todo o Brasil, proporcionando a inclusão acessível ao aprendizado desta linguagem para aproximadamente 670 pessoas. Foi incorporado à programação geral do evento o encontro R-ladies com a oferta do minicurso “Comunicando seus resultados: criando apresentações com R” no dia 20/5/2019 na UFF em Niterói, assim como o evento satélite EDUCA-SER realizado na UNIRIO nos dias 24 e 25/5/2019 com o objetivo de difundir a utilização do R como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de estatística para professores que atuam desde a educação básica até a superior. Os apoiadores nesta quarta edição foram UFF, CAPES, ENCE/IBGE, IMPA, SBMAC, UNIRIO e Prefeitura de Niterói.
Devido a pandemia, a quinta edição do evento está programada para ocorrer de forma online nos dias 09 e 10 de junho de 2021, contando com palestras online e chat de perguntas e respostas.