Evento
Na sessão de encerramento do Ciclo Cinematográfico Metamorfoses da Rua assistiremos Carioca era um rio, de Simplício Neto. O filme nos levará para a origem dos processos de metamorfoses. Vamos retomar a história do Rio Carioca e como o curso dele acompanhou a formação de uma cidade e de um povo, confrontando a água com o asfalto, a natureza e a urbanidade.
A História desse Rio é a História do Desenvolvimento Urbano do Brasil, a História da origem do nosso descaso com o Patrimônio Histórico e Ambiental. O Rio Carioca, é um elemento fundamental da geografia do Rio de Janeiro, mas hoje está oculto de nossa visão. Poucos cariocas sabem que seu “padrinho” está sob seus pés.
Um documentário em forma de ensaio poético, uma narração feita pela colagem de textos literários, músicas, entrevistas, found footage e imagens institucionais de arquivo, além do registro atual do que sobrou do curso do rio. A proposta é a reflexão, ética e estética sobre os grandes projetos de modernização do Brasil e da Cidade do Rio de Janeiro em particular, sempre recorrentes, mas muitas vezes frustrados ou talvez até mesmo corruptos e criminosos.
22/07 – 5º SESSÃO
Carioca era um rio
De Simplício Neto
Brasil, Documentário, 2013, 74´
Documentário sobre o rio que deu nome aos habitantes da cidade do Rio de Janeiro. Principal fonte de abastecimento de água por dois séculos, o Rio Carioca orientou o crescimento dessa capital, mas hoje é um grande canal de esgoto submerso que deságua na Baía da Guanabara. A história desse rio é a história do desenvolvimento urbano no Brasil.
29 de julho de 2021
Quinta | 19h
Transmissão via Facebook do Centro de Artes UFF