Evento
Trata-se de uma aproximação do Cine Arte UFF com a Rede Macunaíma de Afetos, que agrega grupos de pesquisas de diferentes instituições universitárias, pesquisadores do audiovisual brasileiro. Os debates se caracterizam por um vínculo maior com a academia, mas sem deixar de perder a conexão com o público. São sessões que, durante a programação virtual, iremos procurar selecionar filmes que se destacaram pela linguagem e que transitam pela questão do afetar-se, tema importante em tempos tão difíceis.
A primeira sessão de agosto em parceria com o ReMA escolheu dois curtas-metragens da realizadora Yasmin Thayná, diretora e roteirista de mais de 20 filmes, séries e clipes, entre eles, Kbela (2015) e Fartura (2019). Também é idealizadora das séries Afrotranscendence, sobre artistas negros brasileiros, e do projeto pretalab, sobre mulheres negras que trabalham e pensam as tecnologias. É fundadora do Afroflix, plataforma online que disponibiliza produções audiovisuais com pelo menos uma área de atuação técnica/artística assinada por uma pessoa negra. É pesquisadora, professora e conferencista na área do audiovisual. Com Kbela recebeu o prêmio de Melhor Curta-metragem da Diáspora Africana da Academia Africana de Cinema (AMAA Awards 2017).
Kbela, de Yasmin Thayná, Brasil, 2015, 22´
Um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. A descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento. Um exercício subjetivo de autorrepresentação e empoderamento.
Fartura, de Yasmin Thayná, Brasil, 2019, 26´
A partir de imagens domésticas, a comida revela um modo de viver em comunidade.
Sessão seguida de bate papo com a diretora e roteirista Yasmin Thayná que estará acompanhada dos pesquisadores dos grupos de pesquisa EPOCA – Grupo de pesquisa Estética e Política na Contemporaneidade (vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Cinema e Audiovisual da Unisul e do Curso de Cinema da UFSC); o CIA – Comunicação, Imagem e Afeto (vinculado ao POSCOM – UFES), o NEX – Núcleo de estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais (vinculado ao PPGCine – UFF) e o Habitáveis – Formas de Habitar o Presente (vinculado à EBA – UFRJ), vinculados a ReMA – Rede Macunaíma de Afetos.
05 de agosto de 2021
Quinta | 19h
Transmissão no Facebook do Centro de Artes UFF e no canal do Youtube do PPGCine/UFF