Evento
3a Mostra UFF de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Diálogos entre o Cinema e a Academia
O Centro de Artes UFF receberá um desdobramento do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, realizado anualmente pelo Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul. O projeto propõe um diálogo entre o cinema negro e seus realizadores com as pesquisas e reflexões oriundas da academia. Serão parceiros desse evento, além do Centro Afro Carioca, o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, o Instituto de Educação de Angra dos Reis, o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior e o Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição.
24/11 (quarta-feira) – 1º SESSÃO
Abertura Institucional com Alessandra Siqueira – Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Olivia von der Weid – Chefe/a do Departamento de Antropologia e Júlio César de Tavares – Coordenador do Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição (LEECCC).
Pequena África, de Zózimo Bulbul, RJ, 14′, 2002
Pequena África apresenta a Praça XI, a Central do Brasil, Gamboa, Saúde e bairro de Santo Cristo de hoje, e que eram conhecidos nos idos de 1850 até 1920 como “Pequena África”, por terem sido locais habitados por escravos alforriados no período imperial e depois deste.
Joãosinho da Gomeia – O Rei do Candomblé, de Janaína Oliveira Re.Fem e Rodrigo Dutra, RJ, 14’24”, 2020.
O filme apresenta Joãosinho da Goméa como narrador principal de sua história. Com músicas cantadas por ele, performances provocadoras e arquivos diversos que ressaltam o quanto ele é importante para as religiões de matriz africana. A Rainha Elizabeth II disse que se o candomblé tivesse um rei, esse seria Joãosinho da Goméa, o Rei do Candomblé.
A Padroeira, de Clementino Júnior, RJ/MG, 12′, 2020
A fé dos atingidos pela Barragem de Fundão, em Paracatu de Baixo/MG, que retornam 3 anos depois do desastre tecnológico à Igreja de Santo Antônio, uma das únicas construções restantes no distrito de Mariana, para homenagear a padroeira do Brasil, rezando por dias melhores.
Debate: Após a sessão de filmes, debate com os realizadores Janaína Re.Fem e Clementino Júnior e o professor Nilton Santos, do Programa de Pós Graduação em Antropologia/UFF.
25/11 (quinta-feira) – 2º SESSÃO
Cavalo, de Raphael Barbosa e Werner Salles, AL, 84’45”, 2020
Envolvidos em um processo artístico, sete jovens dançarinos são convidados a mergulhar em suas ancestralidades.
Debate: Após a sessão, debate com os diretores Raphael Barbosa e Werner Salles, a professora do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades/ PPCult/ UFF e da Febf/ Uerj, Janaína Damasceno e o professor Augusto César Lima, do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF.
————————
24 e 25 de novembro de 2021
Quarta e Quinta | 18h30
Transmissão via Facebook do Centro de Artes UFF e Youtube do Cine Arte UFF.