Evento
Entre os dias 6 e 11 de junho, um conjunto de esculturas do Projeto Reciclotron, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), será destaque na exposição Fui Lixo, Sou Arte, da Recicla Orla. O evento ocorre, das 13h às 18h, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.
As esculturas – que são parte da coletânea ARTE & ATITUDE – Ressignificando o Valor do Resíduo e Consumo – trazem a assinatura de Didi Star e André Rongo. A entrada é franca.
De acordo com o professor Claudio Fernandes, responsável pelo Reciclotron, “o conteúdo artístico oferece significados alternativos para o valor dos resíduos gerados pelo consumo, questiona a sociedade e incentiva a reciclagem e o consumo consciente”.
Claudio esclarece que “as artes de Didi Star e André Rongo integram o ecossistema de soluções sustentáveis idealizado pela Reciclotron, para expor a necessidade de reflexão sobre a cultura do consumo e suas consequências para a nossa sociedade”.
André Rongo
Carlos André do Nascimento (42), mais conhecido como André Rongo, é do Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro, mais especificamente da comunidade Final Feliz. Casado, pai de três filhos, ele abandonou a “pichação” para se tornar uma artista urbano, no final da década de 80. Rongo é um ícone no contexto do “Underground”.
Em 2000, ingressou no “Mainstream”. Inventor, historiador, pesquisador, escultor e grafiteiro, ele aplica técnicas de “Graffiti Sustentabilism”. A partir de idealizações próprias e originais, fundou em 2011 a ONG RONGO-RJ e o 1° Museu do Graffiti do Mundo, o que lhe conferiu o cargo de Conselheiro de Cultura Urbana, no Rio de Janeiro, entre 2016 e 2018.
Sobre a escultura Angel Électronique DC2321
Medida: 2,5 x 2,0 x 1,0 m
Inspiração: é uma guerreira da sustentabilidade, que nasceu na periferia, superou desafios e doenças para lutar por uma vida melhor para todos e defender um novo modelo de sociedade, mais engajado com a proteção ambiental, mais responsável com negócios éticos e eco conscientes e mais inclusivo para as pessoas.
Didi Star
Edielton Sousa da Silveira (41), mais conhecido como Didi Star. Nascido em Belém do Pará e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro, Didi é um artista autodidata, com olhar questionador e curioso sobre o mundo moderno ao seu redor.
Com trabalho que ressignifica objetos abandonados pela sociedade, ele ressignifica formas e adiciona cores vivas ao que foi abandonado, repaginando, assim, esses objetos para que voltem às ruas e surpreendam a quem os contemplem.
Sobre a Obra STREET ART ATRAVÉS DA INTERVENCAO URBANA
Street Art através da intervenção Urbana é uma coletânea de 4 obras desenvolvidas com diferentes resíduos domésticos e eletrônicos, que se compõem e oferecem, para quem as apreciam, um excelente exemplo de upcycling, onde se confere a transformação de materiais indesejados em obras de arte significativas e provocadoras.
• Climbing up – 2D técnica mista: largura 26 cm x altura 66 cm
• Oh for god sake – 2D técnica mista: largura 25 cm x altura 60 cm
• I will leave you alone – 2D e 3D técnica mista: largura 44 cm x altura 47 cm
• Unknown – 2D técnica mista: largura 26 cm x altura 75 cm
O projeto
O Reciclotron é uma startup de impacto socioambiental, criada no Instituto de Saúde de Nova Friburgo, unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), e acelerada pelo SEBRAE.
O projeto desenvolveu uma tecnologia digital “gameficada” que engaja consumidores num ecossistema criativo de transformação cultural. Estímulos artísticos e jogos incentivam a aprendizagem, bonificando a adoção de práticas sustentáveis como a reciclagem de lixo eletrônico e o consumo consciente.
Outras informações podem ser obtidas pelo site www.reciclotron.com.br.