Evento
Chegou a vez de o Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) ser presenteado com uma exposição das esculturas do Reciclotron. O conjunto artístico ficará disponível para ser apreciado por toda a comunidade acadêmica no dia 15 de junho, perto da entrada do campus.
As obras são parte da coletânea Arte & Atitude – Ressignificando o Valor do Resíduo e Consumo – e trazem a assinatura de Didi Star e André Rongo. Na semana passada, os elementos culturais foram destaque em exposição promovida na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Provocação artística
As esculturas ficarão cobertas por uma lona, para provocar a curiosidade do público. No dia 15, às 9h, elas serão reveladas. Logo depois, às 12h, a equipe do Projeto Reciclotron promove um ato em frente ao conjunto, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último 5 de junho.
De acordo com o professor Claudio Fernandes, responsável pelo Reciclotron, “o conteúdo artístico oferece significados alternativos para o valor dos resíduos gerados pelo consumo, questiona a sociedade e incentiva a reciclagem e o consumo consciente”.
Reciclopontos
Uma outra frente do Projeto Reciclotron vai disponibilizar ao público, bem perto do local da exposição, um coletor para resíduos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks inutilizados.
Todas as pessoas que descartarem esse tipo de material podem preencher um formulário e acumular pontos (Reciclopontos). Os pontos acumulados poderão ser trocados por produtos (eco conscientes) em uma rede de empresas parceiras de Nova Friburgo.
Esta é a primeira de uma série de ações com temáticas ambientais programadas para serem realizadas, ao longo do ano, dentro do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Ainda em junho, é prevista a exposição fotográfica Corpo Território, Nós Floresta.
André Rongo
Carlos André do Nascimento (42), mais conhecido como André Rongo, é do Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro, mais especificamente da comunidade Final Feliz. Casado, pai de três filhos, ele abandonou a “pichação” para se tornar uma artista urbano, no final da década de 80. Rongo é um ícone no contexto do “Underground”.
Em 2000, ingressou no “Mainstream”. Inventor, historiador, pesquisador, escultor e grafiteiro, ele aplica técnicas de “Graffiti Sustentabilism”. A partir de idealizações próprias e originais, fundou em 2011 a ONG RONGO-RJ e o 1° Museu do Graffiti do Mundo, o que lhe conferiu o cargo de Conselheiro de Cultura Urbana, no Rio de Janeiro, entre 2016 e 2018.
Sobre a escultura Angel Électronique DC2321
Medida: 2,5 x 2,0 x 1,0 m
Inspiração: é uma guerreira da sustentabilidade, que nasceu na periferia, superou desafios e doenças para lutar por uma vida melhor para todos e defender um novo modelo de sociedade, mais engajado com a proteção ambiental, mais responsável com negócios éticos e eco conscientes e mais inclusivo para as pessoas.
Didi Star
Edielton Sousa da Silveira (41), mais conhecido como Didi Star. Nascido em Belém do Pará e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro, Didi é um artista autodidata, com olhar questionador e curioso sobre o mundo moderno ao seu redor.
Com trabalho que ressignifica objetos abandonados pela sociedade, ele ressignifica formas e adiciona cores vivas ao que foi abandonado, repaginando, assim, esses objetos para que voltem às ruas e surpreendam a quem os contemplem.
Sobre a Obra STREET ART ATRAVÉS DA INTERVENCAO URBANA
Street Art através da intervenção Urbana é uma coletânea de 4 obras desenvolvidas com diferentes resíduos domésticos e eletrônicos, que se compõem e oferecem, para quem as apreciam, um excelente exemplo de upcycling, onde se confere a transformação de materiais indesejados em obras de arte significativas e provocadoras.
• Climbing up – 2D técnica mista: largura 26 cm x altura 66 cm
• Oh for god sake – 2D técnica mista: largura 25 cm x altura 60 cm
• I will leave you alone – 2D e 3D técnica mista: largura 44 cm x altura 47 cm
• Unknown – 2D técnica mista: largura 26 cm x altura 75 cm
O projeto
O Projeto Reciclotron é uma startup de impacto socioambiental, criada no Instituto de Saúde de Nova Friburgo, unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), e acelerada pelo SEBRAE.
O projeto desenvolveu uma tecnologia digital “gameficada” que engaja consumidores num ecossistema criativo de transformação cultural. Estímulos artísticos e jogos incentivam a aprendizagem, bonificando a adoção de práticas sustentáveis como a reciclagem de lixo eletrônico e o consumo consciente.
Outras informações podem ser obtidas pelo site www.reciclotron.com.br.