Evento

CÃO GELADO

CÃO GELADO

CÃO GELADO é a nova montagem do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado por Diogo Liberano.
O espetáculo, com texto de Filipe Isensee e direção de Gunnar Borges, conta a história de duas mães que vivem numa ilha em guerra. Enquanto uma tenta mobilizar as demais mulheres a protestarem pelo fim do conflito, a outra espera que o filho retorne do front.
Para assinar a direção e produção musical, o diretor convidou Azullllllll, e juntes apostam num teatro musicado, com canções e arranjos originais, mesclando sonoridades eletrônicas, industriais e brasileiras às vozes microfonadas do elenco. “É um texto cheio de imagens poéticas e representá-lo seria matar sua poesia. Optamos por ecoar a poesia e sonorizar as imagens”, conta Borges.
Dentro da cena, Azullllllll opera e mixa sons ao vivo. “Do pop ao experimental, a música conduz e provoca a emoção do espectador através da poesia delicada e visceral do texto”, explica.
É a primeira direção de Borges desde que voltou ao Brasil após uma temporada em Portugal, onde participou de uma residência internacional no Teatro Municipal do Porto e estreou uma performance com o Teatro do Frio. A encenação faz um encontro entre as pesquisas que o diretor desenvolveu em intercâmbio com artistas da cena portuguesa com as pesquisas de Azullllllll como produtore, arranjadore e compositore, além de performer.
CÃO GELADO é a primeira dramaturgia do jornalista Filipe Isensee, publicada em 2021 pela editora Cobogó. Escrita ao longo de dez meses, a peça estrearia antes da pandemia e chega aos palcos quase dois anos depois.
“É uma história de duas mulheres que convivem com a guerra e a reclusão. Enquanto uma escolhe o encontro, a outra prefere o recolhimento e a espera”, conta o autor. “É curioso que seja encenada agora, quando estamos fazendo escolhas parecidas coletivamente. A pandemia também é uma espécie de guerra.”
Em cena, além de Azullllllll, Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi/ Higor Campagnaro, Nívea Magno e Tomás Braune dão vida aos personagens da história.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Filipe Isensee
Direção geral: Gunnar Borges
Direção e produção musical: Azullllllll
Atuação: Azullllllll, Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi, Nívea Magno e Tomás Braune
Música original: Azullllllll, Jef Lyrio e Nívea Magno em colaboração com todo o elenco
Letras: Filipe Isensee
Preparação vocal: Azullllllll
Cenário: Julia Deccache
Cenotécnico e montagem de cenário: Djavan Costa e equipe
Montagem de cenário: Wellington Fox
Iluminação: Bernardo Lorga
Operação de luz: Thiago Monte
Montagem de luz: Jon Thomaz e Thiago Monte
Figurino: Isadhora Müller
Figurinista assistente: Catarina Aranha e Jade Sassará
Costura: Railda Marques Lima
Costura de apoio: Selma Maria da Silva
Fotos: Nathalia Atayde e Carolina Calcavecchia
Assessoria de imprensa e mídias sociais: Ricardo Cabral
Design gráfico: Lucas Canavarro e Gunnar Borges
Produção: Clarissa Menezes
Coordenação do projeto: Diogo Liberano

02 de novembro de 2022
Quarta | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Pular para o conteúdo