Evento

Pint of Science 2022 Niterói – Buracos negros e corrosão infinita!

Pint of Science 2022 Niterói – Buracos negros e corrosão infinita!

Vila Cervejeira (Dead Dog e Matisse)
R. Prof. Heitor Carrilho, 250 – Centro, Niterói – RJ, 24030-230
Apresentação 1
“Quem tem medo de buracos negros?”
Alexandre Cherman
http://lattes.cnpq.br/3947740530141462
Buracos negros… poços gravitacionais que aprisionam a luz; redemoinhos espaço-temporais de onde ninguém escapa; restos mortais de uma estrela gigante que já se foi… Buracos negros são tudo isso e muito mais. Venha conhecer a história e a ciência por trás desses enigmáticos objetos celestes.
Astrônomo, formado cum laude pela UFRJ, doutor em Física Teórica. Tem 25 anos de experiência no serviço público no Planetário do Rio, de onde foi Diretor entre 2017 e 2019. Em 2020, em busca de novos desafios, juntou-se ao time de Ciência de Dados da NudgeRio, onde é um dos responsáveis por projetar experimentos randomizados controlados e avaliar a eficácia das intervenções. É vice-presidente da Associação Brasileira de Planetários. Possui oito livros publicados. É fã de quadrinhos, atleta de remo e pai da Ísis.
Apresentação 2
Título: Multiverso dos metais: a guerra contra a corrosão
Eduardo Ariel Ponzio
http://lattes.cnpq.br/6067138956481622
Após enfrentar Thanos no Corrosão: Guerra infinita do evento Pint of Science (2019), o Prof. Eduardo Ariel Ponzio e sua equipe continuam suas pesquisas sobre os fatores que afetam a corrosão dos metais. Após 3 anos de pesquisas, portas para novos universos foram abertos e formas de controlar a corrosão foram descobertas e estudadas, e serão apresentadas na conversa sobre “Multiverso dos metais: a guerra contra a corrosão”.
Você sabia que o gasto do Brasil com problemas da corrosão gira em torno de 3% do PIB (aproximadamente 260.000.000.000 de reais)?. O professor Eduardo e sua equipe de cientistas apresentarão os avanços desenvolvidos na Universidade Federal Fluminense que vem buscando formas de amenizar essa problemática e ajudar o país a diminuir esses gastos exorbitantes.
Graduado em Química pela Universidad Nacional de Rio Cuarto (2001; Argentina), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-doutorado pela UFES (2016). Atualmente é Professor do Departamento de Físico-Quimica da UFF e coordenador do Grupo de Eletroquímica e Eletroanalítica da UFF -G2E-. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica/Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas:  Síntese e caracterização de nanoestruturas e nanocompósitos, visando aplicação em duas áreas: supercapacitores de alto desempenho e materiais eletrocrômicos e aditivos para tintas anticorrosivas; Desenvolvimento de sensores eletroquímicos; Corrosão: avaliação de inibidores estudos de corrosão generalizada, localizada e sensitização em diferentes aços, desenvolvimento de metodologias de ensaios.

Pular para o conteúdo