Evento
Segunda Edição do Novembro Negro discute os avanços e desafios das ações afirmativas na Universidade Pública O evento é promovido por discentes do Coletivo Negro Marcos Romão/CNMR do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
Em 2022 a lei de Ações Afirmativas completou 10 anos de aplicação e tem passado por constantes ameaças. Conhecida como Lei de Cotas, a lei nº 12.711 foi sancionada em 29 de agosto de 2012, prevê a reserva de 50% das vagas de instituições de ensino superior a estudantes de escolas públicas.
“Pretendemos fomentar a discussão sobre esse marco tão importante no que diz respeito às Ações Afirmativas. Entendemos que essa temática se faz totalmente necessária dentro de um cenário político de cortes e ainda sem um posicionamento em relação à renovação da lei. Por isso acreditamos que o evento, assim como celebrará o Dia e Mês da Consciência Negra, também demonstrará a importância dessa discussão dentro dos Programas de Pós-Graduação e principalmente das Universidades Públicas”, ressaltam.
Com o apoio Institucional do próprio PPFCOM e assim da própria Universidade Federal Fluminense, o Novembro Negro ampliará o debate e discutirá, na prática, os resultados positivos dessa Ação Afirmativa.
Programação / Cronograma
15h – Mesa de Abertura com o Professor Dr. Felipe Trotta e a Doutoranda, M.a Rosane Romão.
15h30 – Mesa: AVANÇOS E DESAFIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS GRADUAÇÃO.com M.a. Nalui Mahin, Prof. Dr. Irapoan Nogueira Filho, Professora Dra. Zilda Martins e a Professora Dra. Janaína Damasceno. Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão
17h – Gira de Saberes dos Pesquisadores com a Doutoranda Cristiane Lourenço, Mestranda Laura Miranda, Mestrando Iago Menezes de Souza e o Mestrando Wilson Lima. Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão
19h – Mesa: AÇÃO AFIRMATIVA NA TELA E NA VIDA Vida. Exibição dos Curtas: “BALEIRO BALA”, “MARIELLE PRESENTE: EU SOU PORQUE NÓS SOMOS”e “ROMÃO”. Após exibição, debate com os respectivos diretores Delanir Cerqueira, Dom Filó e Clementino Junior, e convidados: Dra. Lia Vieira, Profa. Cláudia Nascimento e o discente Matheus Pericãoo. Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão.
21h – Encerramento.
Serão emitidos certificados.
Ao longo do Evento teremos exposição/lançamento de Livros e tradução de libras.
Acompanhem maiores informações pelo:
https://www.instagram.com/cnmarcosromao/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D