Evento
Era o ano de 1990, e o país voltava a ter um governo eleito democraticamente. Inflação nas alturas. A nova equipe econômica resolve confiscar parte da poupança da população. A medida levou milhares de brasileiros ao desespero e à bancarrota. Muitos enlouqueceram, como Anderson, que perdeu o negócio, um ente querido, um grande amor, e foi parar nas ruas, perambulando. Esse andarilho é a figura central de “Nefelibato”, monólogo de Regiana Antonini que o ator Luiz Machado leva à cena para celebrar seus 25 anos de carreira. Aclamado pelo público em suas temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o espetáculo estará pela primeira vez em Niterói em 3 únicas apresentações, 05, 06 e 07 de maio no Teatro da UFF. Nefelibato que tem direção de Fernando Philbert e supervisão artística de Amir Haddad.
O quanto de loucura é necessário para o ser humano não perder a própria vida? Como se processa o instinto de sobrevivência que o ser humano tem, mas que esquece que tem? Como chamar a atenção para um certo grau de consciência que o personagem tem em sua condição? Para não se matar ou matar alguém, Anderson vai para a rua. Viver na rua foi o caminho que ele encontrou para continuar vivo. Embora ambientada na década de 1990, a trama dialoga muito com o Brasil de hoje.
O espetáculo NEFELIBATO que já foi aplaudido por público e crítica. Não só pelo texto ou pela contemporaneidade, mas, sobretudo pela atuação de Luiz Machado.
“Luiz Machado encarna com força e maestria um homem visceral. Um louco? Quem sabe? Ou alguém que não se submete? Alguém que escolhe andar no mundo da lua, pois a realidade pode ser mortal?”, refletiu Claudia Chaves, do site Lu Lacerda, sobre o ator.
“Luiz emociona com o olhar. Penetra na alma e nos faz questionar, em plena área de cracolândia paulistana, onde ‘Nefelibato’ está em cartaz, toda a realidade que tentamos fazer invisível está ali e coexiste com a cidade”, exaltou Kyra Piscitelli, do site Aplauso Brasil, quando a peça estava em cartaz em São Paulo.
Ficha técnica
Texto – REGIANA ANTONINI
Supervisão artística – AMIR HADDAD
Direção – FERNANDO PHILBERT
Interpretação – LUIZ MACHADO
Produção Local – CLAUDIO SARDEMBERG
Cenografia e figurino – TECA FICHINSKI
Iluminação – VILMAR OLOS
Músicas – MAÍRA FREITAS
Operação de Luz e Som – FREDERICO EÇA
Direção de movimento – MARINA SALOMON
Preparação vocal – EDI MONTECCHI
Design gráfico – CLÁUCIO SALES
Assistente de direção – ALEXANDRE DAVID
Assistente de cenário – JUJU RIBEIRO
Contra – Regra – ILIMAR RAMOS Realização – LM PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
05 a 07 de maio de 2023
Sexta e sábado, às 20h, domingo às 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria