Evento

Música Antiga da UFF

Música Antiga da UFF

Um​ Natal Negro
No período das descobertas marítimas e colonização das Américas, aos Jesuítas coube a missão de cristianizar as populações indígenas. Aqui se dedicaram a fundação de escolas e cidades. Fundaram aldeamentos indígenas tentando criar sociedades utópicas que possuíssem as qualidades das sociedades cristãs europeias, mas que fossem isentas de seus vícios e maldades. Os jesuítas aprendiam as línguas indígenas e ensinavam as línguas europeias aos índios, além da religião cristã. Sua ação didática fazia uso do teatro e da música como ferramentas de ensino e conversão ao cristianismo. Na América espanhola, paralelamente à ação jesuítica, a música se desenvolveu nas catedrais através de seus mestres de capela. O português Gaspar Fernandes (1566-1629), organista e compositor, atuou nas Catedrais de Santiago de Guatemala e Puebla de los Angeles, no México. Nesse país, compôs músicas inéditas para a novela natalina “Pastores de Belém”, de Lope de Vega, que conta a história de um grupo de pastores que em seu caminho para Belém cantam, dançam e vivem diversas aventuras. As músicas desse período deixam transparecer a síntese das culturas europeia, indígena e africana, trazida para a américa pelos negros escravizados. Podemos observar o resultado dessa mistura nos vilancicos índios e guineos, nos hinos religiosos em idiomas nahuatl ou quéchua. No Peru entre os anos 1782 e 1785, o Bispo de Trujillo, Baltasar Jaime Martinez Compaõn, empreendeu uma viagem pelo país que durou dois anos. Durante essa viagem de reconhecimento da terra, anotou diversas informações sobre as cidades e populações. Elaborou 1400 aquarelas com imagens de pássaros, animais e atividades dos indígenas. Esse documento recebeu o nome de Códice Martinez Compañon que, além dos desenhos nos deixou vinte melodias recolhidas e anotadas pelo bispo. O programa Um Natal Negro” traz um pouco dessa produção única, pouco divulgada ainda, resultado da mistura de culturas e etnias e demonstra como os modelos eruditos, de composições europeias, são reelaborados a partir da experiência multiétnica e multicultural, vividas nos impérios português e espanhol nas Américas.
​20 de dezembro de 2015 – ​10h30
Série ​Música aos Domingos – ​Música Antiga da UFF
Com Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virgínia van der Linden. Participação especial de Sonia Wegenast.
Programa – ​”Um Natal Negro” Músicas religiosas, compostas pelos jeduítas na América Latina, durante o período da colonização espanhola.
Cine Arte UFF
Ingressos R$ 10 | R$ 5 (meia)

Pular para o conteúdo