Evento
O texto escrito por Miguel Falabella com sua eterna parceira criativa, Maria Carmem Barbosa, que faleceu recentemente, foi encenado pela primeira vez em 2003. A peça parte de uma espécie de palestra da psicóloga e psiquiatra Drª Marcela, que destaca como estudo de caso a egocêntrica síndica de um edifício de Copacabana, Dona Rute Mascarenhas. Na sequência, vão surgindo os personagens com os quais ela convive, num desfile de tipos com sintomas de diferentes síndromes e comportamentos doentios: anorexia, bulimia, hipocondria, mania de perseguição, personalidade obssessiva-compulsiva e síndrome do pânico, entre outros. Apesar da abordagem que visa o efeito cômico, o tema é tratado com seriedade e respeito às pessoas que sofrem com esses distúrbios. A comicidade resulta das situações que surgem entre essas personagens, sobretudo a família do Delegado Lobo, com sua ex-mulher Leda e sua filha, Eliana, que tem mania de tirar a roupa, porque acha que “roupa pesa e engorda”, num constante
conflito com a autoimagem; e sua mãe, Dona Roma, uma animada organizadora de caravanas teatrais para idosos, que é hipocondríaca como o filho e se orgulha das 22 cicatrizes das muitas cirurgias que fez. A ação se desenvolve em diversos ambientes, numa encenação dinâmica, com espaços demarcados principalmente pela iluminação: a Delegacia onde Lobo trabalha; a casa da família do Delegado Lobo; a janela da vizinha observadora; e uma repartição pública da Prefeitura. Na segunda parte da peça, a ação se concentra no micro-ônibus fretado por Dona Roma para todos irem ao teatro, por ocasião de seu aniversário. Eles vão assistir a uma peça de Shakespeare (Macbeth), entendida por Dona Roma como “uma peça cardecista”. No trajeto, ocorrem inúmeras peripécias, incluindo uma tentativa de assalto, que põem em relevo as distorções dessas relações e personalidades.
Ficha técnica
Texto de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella.
Direção de Leonardo Simões.
Elenco: Daniela Bastos, Elzira Pedrosa, Flávia Moraes, Julia Janeiro, Luciane Luz, Matheus Monteiro, Natan Tropia, Silvânia Frias e Victoria França.
Iluminação e Operação de luz: Raphael Grampola.
Operação de som e apoio de produção: Rafa Barcelos.
Cenografia, Figurinos, Trilha Sonora e Produção: O coletivo.
Cenotécnica e Contrarregra: Jorge Júlio e Sheila Lucas.
Parcerias de Produção: NEPAC e CLAC.
Patrocínio: Eletromax – Materiais elétricos, painéis, automação.
Apoios: ARENA TEAM CK Crosstraining; MRF Solar e Elétrica; Gráfica Onixx.
13 e 14 de dezembro de 2023
Quarta e Quinta | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 10 (inteira) – R$ 5 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria