A extensão universitária, segundo o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior do Brasil (FORPROEX), é entendida como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, promovendo a interação transformadora entre a universidade e a sociedade.
As ações extensionistas são essenciais para que os discentes possam aplicar, na prática e em diferentes contextos e realidades, os conhecimentos apreendidos em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento social, educacional, científico e tecnológico do Brasil.
A extensão, portanto, promove a troca de saberes entre a academia e a comunidade, tornando os recursos e as pesquisas da universidade acessíveis e aplicáveis para resolver desafios concretos.
A Política Nacional de Extensão é estabelecida a partir do Plano Nacional de Extensão, formulado pelo FORPROEX.
As ações extensionistas se subdivide em: projetos, programas, prestação de serviços, cursos e eventos, descritas detalhadamente mais abaixo.
Siga a Proex em:
Projetos
Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Podem ser: Vinculado a um programa (forma preferencial – o projeto faz parte de uma nucleação de ações); Não-vinculado à programa (projeto isolado).
Saiba mais sobre os projetos de extensão cadastrados na Proex.
Programas
Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
Saiba mais sobre os programas de extensão cadastrados na Proex.
Prestação de serviços
É a realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem.
Curso
Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.
Saiba mais sobre os cursos de extensão cadastrados na Proex.
Eventos
Ações que implicam a apresentação e exibição pública e livre, ou com clientela específica, de conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Podem ter o formato de congresso, conferência, palestra, mesa redonda e painéis, simpósio e assemelhados, ciclo de debates, exposição, feira, mostra e assemelhados, bem como espetáculos, eventos esportivos, festivais, campanhas, oficinas e laboratórios.
Saiba mais sobre os eventos de extensão cadastrados na Proex.
Institucionalização da Extensão
Desenvolvimento das instituições acadêmicas.
Informações básicas úteis aos novos dirigentes e participantes da Extensão Universitária no Brasil.
Avaliação Nacional de Extensão
Um parâmetro de avaliação da própria IES.
Indissociabilidade Ensino-Extensão-Pesquisa
Conscientização da comunidade universitária e de outras esferas da sociedade quanto ao compromisso social da IES e a institucionalização da flexibilização curricular.
Institucionalização da Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras
Processo para a implementação e consolidação da Avaliação da Extensão Universitária Brasileira.