Incentivo à Pesquisa

A UFF é reconhecida nacional e internacionalmente por ser uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e com a promoção da pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento. Aqui, reconhecemos a importância da pesquisa como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do país e, por isso, implementamos uma série de ações voltadas para o apoio, fomento e incentivo em nossa comunidade acadêmica.

Dentre essas ações, destacamos os programas de Iniciação Científica (IC), com a oferta de bolsas de pesquisa para estudantes de graduação, os programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela Capes e os cursos lato sensu, incluindo as bolsas de pesquisa destinadas a estudantes e docentes, o investimento em laboratórios e infraestrutura adequada para a realização de pesquisas de alta qualidade, os convênios e parcerias, além do fomento à realização de eventos científicos e publicações acadêmicas e do estímulo à internacionalização da pesquisa, por meio de intercâmbios de pesquisadores e parcerias com instituições estrangeiras e redes de pesquisa globais.

É possível ainda destacar o Progem (Programa de Gerenciamento de Laboratórios e Equipamentos Multiusuários), iniciativa institucional criada em 2011 para propor, discutir e implementar mecanismos de gestão da infraestrutura tecnológica de equipamentos de grande e médio portes, estimular sua utilização em caráter multiusuário, além de buscar e gerenciar recursos para sua manutenção, atualização e otimização.

Navegue no menu ao lado e saiba mais sobre cada um deles!

Pesquisa e Inovação

Assuntos relacionados