As ações de internacionalização interna complementam os fluxos tradicionais de mobilidade física, e são uma excelente oportunidade para que todos os alunos possam explorar os aspectos da internacionalização acadêmica de maneira democrática.
Nesta página, você poderá conhecer nossas ações de internacionalização em casa, localizando as que melhor se adequam aos seus interesses acadêmicos, e assim, participar de um processo de internacionalização inclusivo, acessível e sem custos.
Curso Minor em Desafios Globais
O Minor em Desafios Globais: Desigualdades da Universidade Federal Fluminense (UFF) é um curso disponibilizado de forma gratuita à alunos de graduação e pós-graduação da UFF, alunos de instituições estrangeiras parceiras da UFF e servidores técnico-administrativos, oferecendo uma formação acadêmica adicional voltada para temáticas de relevância internacional. O curso é coordenado pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI), em parcerias com múltiplas coordenações de curso, departamentos de ensino, programas de pós-graduação, com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).
Trata-se de um curso com 270 horas de duração, onde cada aluno pode desenvolver seu percurso formativo com base em seus interesses dentre um rol de disciplinas ministradas em línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês), oferecidas por professores de diferentes departamentos, o que imprime um caráter transversal e multidisciplinar ao currículo. Trata-se, assim, de um curso superior de tipo sequencial de complementação de estudos, que fornece uma certificação própria.
Como linha temática central, o Minor em Desafios Globais aborda o estudo das desigualdades por meio de uma perspectiva transdisciplinar, guiada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta deste curso complementar aos bacharelados e licenciaturas da instituição fomenta a abordagem de tópicos de relevância internacional para múltiplos currículos e cursos, tornando os benefícios da internacionalização acadêmica mais amplos e acessíveis aos estudantes da universidade.
Dessa forma, promove maior interação e parcerias entre discentes e pesquisadores da UFF com colegas estrangeiros e, como efeito positivo, amplia o leque de oportunidades para alunos e pesquisadores estrangeiros. Tal cenário fortalece os fluxos de mobilidade internacional da UFF e retroalimenta o conceito de internacionalização em casa, democratizando ainda mais o processo de internacionalização acadêmica na universidade. Esse processo é exemplificado pelas parcerias de Collaborative Online International Learning (COIL) desenvolvidas no curso, que permitem aos discentes uma experiência de desenvolvimento acadêmico direta e dinâmica com membros de instituições estrangeiras. Todos esses fatores levaram o Minor a ser reconhecido na quarta edição do Prêmio Interamericano em Modelos Educativos Inovadores no Ensino Superior da Organização Universitária Interamericana (OUI).
Centro de Línguas e Cultura da UFF (CELUFF) - Política Linguística para Internacionalização
Abarcando ensino, pesquisa e extensão, e com vistas ao desenvolvimento dos processos de internacionalização da universidade, a política linguística adotada pela Universidade Federal Fluminense articula-se a partir da parceria entre diversas instâncias: Superintendência de Relações Internacionais (SRI), Pró-Reitorias, Fundação Euclides da Cunha de Apoio à UFF (FEC), Instituto de Letras (EGL) e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE), tendo o plurilinguismo, a inclusão e a formação integral do cidadão como princípios. Na promoção desses princípios, os elementos norteadores são:
- Democratização do acesso à aprendizagem de línguas estrangeiras, como parte integrante da formação do cidadão, por intermédio da oferta de aulas gratuitas de línguas estrangeiras, com material incluso para a comunidade acadêmica;
- Desenvolvimento da proficiência em língua estrangeira dos membros de sua comunidade acadêmica, instrumentalizando-a para agir no mundo acadêmico internacional;
- Expansão da consciência linguística e de habilidades interculturais e críticas, por intermédio da valorização das variedades linguísticas e culturais e da problematização;
- Busca da equidade na oferta de cursos de língua estrangeira entre a sede e os campi do interior;
- Abrangência de ações, contemplando a comunidade universitária e extramuros, por intermédio da oferta de cursos segundo os pressupostos da Extensão Universitária;
- Acesso do aluno internacional à principal língua de instrução – o português, por intermédio da oferta de cursos para esse público;
- Ampliação dos espaços para formação do profissional de Letras – professor ou tradutor – por intermédio de sua participação em programas da universidade;
- Educação continuada para o professor de língua estrangeira, por intermédio da interlocução entre a Universidade Federal Fluminense e a rede de escolas públicas da Educação Básica.
A Universidade Federal Fluminense conta atualmente com múltiplos programas de ações linguísticas envolvendo o ensino e a promoção de línguas estrangeiras, como parte de sua política de internacionalização. Todos eles contribuem para a formação inicial e continuada dos professores de línguas estrangeiras, com destaque para a formação de alunos das licenciaturas em Letras/Língua Estrangeira, mas também para a internacionalização da universidade, incluindo nesse processo a comunidade acadêmica de maneira ampla, assim como os campi do interior do estado, para a promoção do plurilinguismo na universidade e para fomentar pesquisas sobre ensino de línguas e sobre políticas linguísticas.
Atualmente, os programas desenvolvidos no âmbito do CELUFF são:
Ensino Online Colaborativo (COIL)
A UFF, por meio da SRI, fomenta a prática de Collaborative Online International Learning (COIL), uma modalidade de intercâmbio virtual que promove o ensino e aprendizagem online colaborativa. O conceito de COIL se traduz como ações colaborativas de aprendizado internacional por meio de plataformas virtuais. O COIL conecta discentes e docentes de diferentes países para a realização de ações acadêmicas de curta duração, como aulas, projetos e debates. Essas atividades fazem parte de um programa construído conjuntamente entre os parceiros internacionais e locais.
Em uma experiência de COIL, dois ou mais professores de universidades e países diferentes, que lecionam um conteúdo em comum, constroem um plano de ensino de forma colaborativa para suas turmas. Os professores decidem se as aulas serão síncronas e como as tarefas devem ser realizadas. O importante é que a aprendizagem seja colaborativa e que seja fomentada a troca intercultural entre os alunos, que vivenciam uma experiência de internacionalização acadêmica sem custos e sem deslocamento.
Com suas atividades ocorrendo dentro de um período de três a cinco semanas, as aulas colaborativas de um projeto COIL permitem a construção de um processo de internacionalização acadêmica mais inclusiva e simplificada, permitindo que os envolvidos vivam a experiência de internacionalização sem a necessidade de deslocamento ou gastos adicionais. O conceito COIL traz consigo uma proposta mais dinâmica e democrática de internacionalização em casa, proporcionando, por meio da interação com a comunidade acadêmica global, benefícios culturais e sociais que transcendem a esfera acadêmica.
Diferentes ações de COIL são desenvolvidas em múltiplos projetos e cursos da Universidade, promovendo esse processo de internacionalização mais dinâmico e acessível. Se você é professor da UFF e quer saber mais sobre como desenvolver uma experiência de aprendizagem colaborativa com um parceiro internacional, entre em contato conosco pelo endereço eletrônico sri@id.uff.br.
Programa de Apadrinhamento do Intercambista (PAI)
Trata-se do apadrinhamento de alunos estrangeiros vinculados ao Programa de Mobilidade Internacional que visa promover a integração dos alunos estrangeiros com os alunos da UFF e com a Universidade. O apadrinhamento é uma atividade voluntária e consiste em uma rica experiência de intercâmbio cultural sem sair do país.
Além disso, é uma enorme contribuição para o desenvolvimento do Programa de Mobilidade Internacional e para a formação pessoal do aluno. Os padrinhos são responsáveis por assistir o aluno estrangeiro quando da sua chegada ao Brasil, auxiliando-o em processos burocráticos e administrativos para seus estudos na Universidade, assim como integrando-os à vida acadêmica. Ao fim do período de apadrinhamento e a entrega do relatório final, serão concedidos certificados de participação àqueles que cumpriram com suas obrigações junto ao Programa.
O apadrinhamento é uma atividade voluntária para a qual todo aluno regularmente matriculado na UFF poderá candidatar-se a participar. Os interessados deverão preencher o Formulário de Candidatura para o Programa, disponibilizado antes do início de cada semestre letivo, e aguardar o agendamento da entrevista.
Para a escolha dos padrinhos, serão levadas em consideração as preferências do aluno estrangeiro e do aluno UFF, como descritas nos formulários de candidatura, e o resultado da entrevista. A SRI se esforçará para conciliar os interesses de ambas as partes.
São obrigações dos padrinhos:
- Fazer contato prévio com o aluno de mobilidade internacional, para obtenção de dados precisos quanto à sua data de chegada ao país e trocar outras informações necessárias;
- Quando da chegada do intercambista ao Brasil, fornecê-lo as informações básicas sobre Niterói e a UFF;
- Auxiliar o intercambista, quando se fizer necessário, a localizar uma moradia apropriada;
- Auxiliar com os documentos e registros em instâncias governamentais;
- Auxiliar na realização de matrícula e inscrição em disciplinas;
Ao fim do Programa, realizar o relatório final.
Formulários
Formulário de candidatura para Apadrinhamento
Formulário de Avaliação (alunos UFF)
Formulário de Avaliação (alunos internacionais)