A Mobilidade Interna permite ao estudante cursar disciplinas oferecidas em diversas localidades (municípios) da UFF, distintas daquela onde originalmente está matriculado. O objetivo do programa é possibilitar maior diversificação da trajetória acadêmica, além de compor uma série de iniciativas de combate à retenção e evasão universitárias, conforme art. 69 do Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor.
Navegue no menu abaixo para informações mais detalhadas da Mobilidade Interna
Mais informações: Pró-reitoria de Graduação – Divisão de Projetos Especiais: dpe.prograd@id.uff.br
Orientações Gerais para Coordenações de Curso e Estudantes
As rotinas para a operacionalização da Mobilidade Acadêmica Interna seguem o disposto na Instrução Normativa PROGRAD/UFF nº 40.
São perspectivas e requisitos a serem observados pelas Coordenações de Curso no momento da avaliação das solicitações:
- Incentivo ao aproveitamento de estudos, por meio de equivalências entre disciplinas com base nos respectivos conteúdos, ementas e cargas horárias;
- Estímulo a percursos formativos alternativos e flexíveis que possibilitem aos estudantes oportunidades diferenciadas de engajamento acadêmico, como estratégia de prevenção à retenção e à evasão;
- Observância aos requisitos previstos no Regulamento dos Cursos de Graduação.
Prazos e inscrições
Os estudantes interessados em cursas disciplinas em outras localidades (municípios) da UFF devem estar atentos aos prazos descritos no Calendário Escolar vigente.
A solicitação de inscrição em disciplina oferecida em localidade distinta deve ser feita pelo estudante através do Sistema Acadêmico – Solicita UFF, durante o período de alteração do plano de estudos previsto no Calendário Escolar, que será dirigida à Coordenação do Curso de origem.
⚠ Embora a formalização da solicitação esteja indicada para o período de ajustes, o estudante pode manifestar anteriormente o interesse para a sua Coordenação, possibilitando a organização prévia das demandas.