Serviço

Solicitação de certificados de Pós-graduação Lato Sensu

O que é?

O que é o serviço a ser prestado?
Processo de solicitação de emissão e expedição de certificado de aluno(a)s de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade presencial, aplicados no âmbito das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal Fluminense – UFF, localizadas na Cidade de Niterói, sede da UFF.

Quem faz?
Nos casos de cursos presenciais na sede, o próprio Aluno(a) concluinte.
No caso de pós-graduações EAD ou cursos de Pós-graduação fora de sede, a solicitação deve ser realizada pela Coordenação do curso.

Quem pode utilizar?

Estudante, Técnicos administrativos

Modalidade de Atendimento

Totalmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

1) Imediatamente ao cumprimento das obrigações legais do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, o(a)
ALUNO(A) que tenha concluído um curso, deverá entrar em contato com a COORDENAÇÃO DE CURSO e
solicitar, via e-mail uma cópia do Histórico Escolar.
2) Após o recebimento da cópia do Histórico Escolar, o(a) ALUNO(A) inicia o processo Lato sensu: Emissão
de certificado de cursos na modalidade presencial (SEDE) por meio do Peticionamento eletrônico –
no Sistema Eletrônico de Informação – SEI (https://www.uff.br/wp-content/uploads/2024/04/sites/default/files/imagens-das-n...).
2.1) Além disso, o(a) ALUNO(A) preenche o FORMULÁRIO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO LATO
SENSU e anexa a documentação:
2.1.1) Histórico Escolar;
2.1.2) A ata de defesa dos trabalhos finais com parecer de comissão examinadora, quando
exigido no regimento interno do curso; e
2.1.3) No caso de alteração de nome, documento oficial que o comprove.
2.2) Após a anexação de toda documentação pertinente, o(a) ALUNO(A) conclui o peticionamento do
processo. Essa ação criará automaticamente o processo no setor DPLS/CPLS no SEI.

Observação 1) Em caso de ser apontada pendência, o(a) aluno(a) resolve a mesma por meio do Peticionamento Intercorrente, conforme Manual de Peticionamento.
Observação 2) O aluno pode ser convocado pela Coordenação de Curso para sanar pendências com a
documentação.


2. Requisitos, documentos e informações necessárias

1) FORMULÁRIO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO LATO SENSU.
2) Carteira de identidade (não será aceito CNH)
2.1) Para estudantes brasileiros: documento oficial de identidade que contenha informação da
naturalidade ou carteira de inscrição no respectivo Conselho Profissional válida ou carteira
de trabalho;
2.2) Para estudantes estrangeiros: passaporte válido ou carteira de identidade de estrangeiro.
3) CPF, quando não expresso no documento de identificação.
3.1) Diploma de Graduação (frente e verso) emitido por Instituição de Ensino Superior
reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC;
3.1.1) Para os estudantes brasileiros que obtiveram diploma de graduação no exterior, é
necessário que sejam revalidados por Instituição de Ensino Superior reconhecida
pelo MEC;
3.1.2) Para os estudantes estrangeiros é necessário apresentar o diploma de graduação
com tradução juramentada.
4) Histórico Escolar, emitido pela Coordenação do Curso;
5) A ata de defesa dos trabalhos finais com parecer de comissão examinadora, quando exigido no
regimento interno do curso; e
6) No caso de alteração de nome, documento oficial que o comprove.


Documentos/Formulários


3. Prazo máximo para realização do serviço
O prazo médio do processo é de 40 dias úteis - caso não haja nenhuma pendência ou inconsistência de documento - e 55 dias úteis - caso haja alguma pendência a ser tratada pela coordenação de curso ou unidade de criação

Setor responsável pelo serviço
Secretaria de Certificados e Diplomas
Rua Miguel de Frias, 9, Sala 304, Reitoria - UFF.
  • dpls.proppi@id.uff.br

  • https://www.uff.br/processo/emissao-de-certificado-de-cursos-de-pos-graduacao-na-modalidade-presencial-sede/

Outras informações

Tempo de espera para atendimento
O prazo médio do processo é de 40 dias úteis - caso não haja nenhuma pendência ou inconsistência de documento - e 55 dias úteis - caso haja alguma pendência a ser tratada pela coordenação de curso ou unidade de criação.

Forma de contato para sugestões ou em caso de problemas
Ouvidoria Outro

Forma de atendimento alternativa em caso de sistema indisponível
Protocolo Geral da Reitoria
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