Reitoria

Dentro da estrutura organizacional da UFF, a Reitoria desempenha um papel fundamental na administração e na liderança geral da instituição, atuando como um elo entre os diversos setores, departamentos e partes interessadas na busca pela excelência acadêmica e pelo cumprimento da nossa missão institucional.

Veja abaixo o perfil dos gestores nomeados para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFF (gestão 2022-2026) e confira o menu lateral as competências das Pró-reitorias e Superintendências subordinadas à Reitoria.

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Reitor

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega é médico, professor titular do departamento de Fisiologia e reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ingressou na Faculdade de Medicina da UFF em 1983 e, sete anos depois, passou a integrar o corpo docente da universidade. Com mais de 30 anos de experiência acadêmica, ocupou cargos de destaque como pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, vice-reitor e reitor. Sua formação inclui especializações em Medicina do Esporte pela PUC-Rio, aperfeiçoamento em Cineantropometria pela Simon Fraser University (Canadá), mestrado e doutorado em Ciências pela UFRJ, e Research Fellow em Cardiologia pela University of Texas Southwestern Medical Center (EUA). Durante sua carreira, participou de equipes médicas em diversas competições nacionais e internacionais, como Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos. Na UFF, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e a implantação da Unidade de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF). Atualmente, é Pesquisador de Produtividade 1A do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ, bem como coordena o Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), criado por ele em 1994. Além disso, atuou como membro do Conselho Superior da FAPERJ e coordenador da área da saúde da fundação. Antonio Claudio também é membro da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, “fellow” do American College of Sports Medicine e da European Society of Cardiology e Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Letras.

Pelo destaque de sua liderança no combate à pandemia, foi convidado a coordenar o Comitê Científico de Apoio à Prefeitura de Niterói e o Grupo de Trabalho contra a Covid-19 da ANDIFES. Como reconhecimento por suas contribuições, recebeu a Comenda Vital Brazil, outorgada pela Câmara de Vereadores de Niterói. Além disso, em 2022, o reitor recebeu o Prêmio Brasil Mais Inclusão, uma homenagem da Câmara dos Deputados por suas ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência na UFF.

Fabio Barboza Passos

Vice-Reitor

Fabio Barboza Passos é professor, vice-reitor e ex-diretor da Escola de Engenharia da UFF, onde atua desde 1989. Formado em Engenharia Química pela UFRJ em 1987, Fabio seguiu uma trajetória acadêmica sólida, realizando mestrado e doutorado em Engenharia Química também pela UFRJ, com parte de seu doutorado concluído na Penn State University, nos Estados Unidos, e um pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Durante sua carreira na UFF, ocupou diversos cargos de liderança, como chefe do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, Pró-Reitor de Extensão e coordenador de Projetos Científicos e Tecnológicos na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química e em Química da UFF, além de coordenar o Laboratório de Reatores Cinética e Catálise (RECAT), que fundou em 1997. Pesquisador 1D do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ com foco em Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, publicou 123 artigos em revistas científicas e orientou dezenas de dissertações e teses. Entre seus prêmios, destacam-se o Pesquisador em Catálise da Sociedade Brasileira de Catálise (2005) e o Young Scientist Prize da International Association of Catalysis Societies (2000). Além de suas funções administrativas, Fabio continua a lecionar na graduação em Engenharia Química, conciliando suas atividades acadêmicas com o exercício de suas responsabilidades na gestão da universidade.

A UFF

Avalie essa página