Serviço
São bolsas de Iniciação Tecnológica, oferecidas com objetivo de estimular a atuação de docentes da UFF e alunos(as) de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando contribuir para a solução de problemas de inovação e tecnologias sociais.
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPI e a Agência de Inovação - Agir da Universidade Federal Fluminense – UFF, em parceria com CNPq, oferecem Bolsas de Iniciação Tecnológica, com objetivo de estimular a atuação de professores da Universidade Federal Fluminense e alunos de graduação de qualquer curso de nível superior em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando contribuir para a solução de problemas de mercado ou da sociedade em geral. As Bolsas de Iniciação Tecnológica são oferecidas através de dois programas similares, cuja única diferença é a fonte dos recursos: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação oferecido pelo CNPq - PIBITI/CNPq e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Inovação oferecido pela UFF - PIBINOVA/PDI/UFF
Concessão da bolsa ao aluno indicado para realizar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação com orientação do professor.
Ao final do prazo de concessão do serviço o aluno deverá apresentar um relatório descrevendo o desenvolvimento do projeto e os resultados obtidos.
O aluno apresentará os resultados obtidos durante a vigência do projeto no “Seminário de Iniciação à Inovação” promovido pela AGIR/PROPPI/UFF, sob a forma de pôsteres, resumos e/ou painéis com orientação de seu respectivo Orientador.
Os requisitos para participação do orientador são:
- Ser pesquisador com título de doutor do quadro permanente, professores visitantes, e professores aposentados (desde que vinculados a um programa de Pós-graduação na UFF), sem afastamento superior a três meses durante a vigência da bolsa.
- Possuir experiência em atividades de geração e transferência de tecnologia e conhecimentos para empresas e/ou para a sociedade em geral.
- Possuir experiência na formação de recursos humanos;
- Enviar a Proposta de projeto, formulário de elaboração de projeto específico, dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do edital;
Indicar, para bolsista caso o projeto seja contemplado, o aluno;
- Caso contemplado com uma bolsa PIBITI/CNPq, indicar um aluno graduando que pertença a qualquer curso superior público ou privado do país com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas;
- Caso contemplado com uma bolsa PIBINOVA/UFF, indicar um aluno graduando da UFF com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas.
Os requisitos para aceite do bolsista indicado pelo orientador são:
- Não ter vínculo empregatício e não receber outra bolsa e dedicar-se às atividades do seu curso e de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Para concorrer a uma bolsa:
- Formulário de Projeto, Anexo II, impresso e assinado;
Caso seja contemplado com uma bolsa:
- Comprovante de matrícula atualizado do aluno;
- Cópia do RG e CPF do aluno;
- Histórico escolar atualizado do aluno;
- Formulário de Indicação de Bolsista contido no Anexo III deste edital.