Serviço
É a suspensão temporária dos estudos, sem ruptura do vínculo do estudante com a Universidade.
A suspensão temporária dos estudos é permitida aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. As modalidades de trancamento de matrícula estão previstas no Regulamento dos Cursos de Graduação e, atualmente, são:
É garantido ao estudante o direito de se inscrever novamente, seja no período seguinte (no caso de trancamento automático) ou após o término do período requerido para o trancamento (no caso de trancamento solicitado).
Na página https://www.uff.br/processo/trancamento-de-matricula/ pode ser localizada a base de conhecimento do processo de solicitação de Trancamento de Matrícula, que contém a descrição completa e as etapas para o processamento do serviço.
Na página https://www.uff.br/processo/trancamento-especial-de-matricula/ pode ser localizada a base de conhecimento do processo de solicitação de Trancamento de Matrícula, que contém a descrição completa e as etapas para o processamento do serviço.
Para acompanhar a tramitação do processo, o (a) estudante pode acessar a Pesquisa Pública do SEI. Por meio do número do processo informado pelo protocolo, basta preencher o campo Nº do Processo e código captcha, depois em clicar em Pesquisar. O interessado pode também consultar o processo de outras formas (por exemplo: pelo nome do Interessado).
Para a análise da solicitação de Trancamento de Matrícula e de Trancamento Especial de matrícula, serão observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e outros estabelecidos pelo Colegiado de Curso.
O estudante poderá solicitar a reversão do trancamento automático para trancamento solicitado dentro do prazo fixado pelo Calendário Escolar.
Trancamento Solicitado: se o aluno regular (não ingressante) não puder cursar disciplinas no período letivo, deverá solicitar Trancamento de Matrícula. O aluno pode permanecer com a matrícula trancada por, no máximo, 4 (quatro) períodos consecutivos ou não.
Trancamento Especial: Pode ocorrer em casos excepcionais, concedido depois de análise do Colegiado do Curso, da Perícia Médica e do Departamento de Administração Escolar, considerando a motivação do pedido.