Serviço
Formas de admissão de estudantes vinculados a outras Instituições de Ensino Superior para cursos de graduação da UFF – observado o caráter da instituição e do curso de origem e a forma de ingresso – que se dão por meio de processo administrativo.
Transferência Interinstitucional - É o ingresso facultado a estudante regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, onde tenha ingressado por concurso público, mediante requerimento administrativo, condicionada à existência de vagas e obedecidos os critérios estabelecidos pela legislação superior e pelo CEPEx/UFF.
As informações e orientações para abertura e acompanhamento do processo de solicitação de Transferência Interinstitucional estão disponíveis nas páginas https://www.uff.br/processo/transferencia-interinstitucional/ (pedimos especial atenção aos documentos "passo a passo" e "base de conhecimento").
Transferência Obrigatória (Ex-Officio) - É o ingresso facultado a estudante regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, quando se tratar de servidor público federal ou de membro das Forças Armadas, ou de seus dependentes, se for comprovada a sua remoção ou transferência de ofício, acarretando mudança de domicílio para o município onde se situa a universidade ou para localidade próxima. Ocorre mediante requerimento administrativo, em qualquer época do ano, independentemente da existência de vagas.
As orientações para abertura e acompanhamento do processo de solicitação de Transferência Obrigatória estão disponíveis nas páginas https://www.uff.br/processo/transferencia-obrigatoria-ex-officio/(pedimos especial atenção aos documentos "passo a passo" e "base de conhecimento").
O estudante deve verificar no Calendário Escolar do ano vigente o período para requerer.
Os processos de solicitação de Transferência Interinstitucional e de Transferência Obrigatória foram implantados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFF em 23 de outubro de 2020. Nas páginas https://www.uff.br/processo/transferencia-interinstitucional/ e https://www.uff.br/processo/transferencia-obrigatoria-ex-officio/ podem ser localizadas as respectivas bases de conhecimento dos processos, que contêm as etapas para o processamento dos serviços.
Transferência Interinstitucional
A solicitação de Transferência Interinstitucional é feita pelo estudante de acordo com as informações contidas em https://www.uff.br/processo/transferencia-interinstitucional/
Para a análise da solicitação de Transferência Interinstitucional, serão observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e outros estabelecidos pelo Colegiado de Curso.
Para acompanhar a tramitação do processo, o (a) estudante pode acessar a Pesquisa Pública do SEI. De posse do número do processo gerado, basta preencher o campo Nº do Processo e código captcha, depois em clicar em Pesquisar. O aluno pode também consultar o processo de outras formas (por exemplo: pelo nome do Interessado).
Transferência Obrigatória (Ex Officio)
A solicitação de Transferência Obrigatória (Ex Officio) é feita pelo estudante de acordo com as informações contidas em https://www.uff.br/processo/transferencia-obrigatoria-ex-officio/
Para a análise da solicitação de Transferência Obrigatória (Ex Officio), serão observados os critérios dispostos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e a legislação superior em vigor.
Para acompanhar a tramitação do processo, o (a) estudante pode acessar a Pesquisa Pública do SEI. De posse do número do processo gerado, basta preencher o campo Nº do Processo e código captcha, depois em clicar em Pesquisar. O aluno pode também consultar o processo de outras formas (por exemplo: pelo nome do Interessado).