Serviço

Assessoria Técnica em arquivos

O que é?

Orientação sobre o uso dos instrumentos de gestão de documentos , com vistas à organização, classificação e destinação dos documentos arquivísticos acumulados (em qualquer suporte) nas unidades acadêmicas e administrativas da UFF.

Tem como finalidade promover a gestão de documentos na Universidade a partir da orientação sobre o uso dos instrumentos legalmente aprovados, com vistas à organização, classificação e destinação dos documentos arquivísticos (transferência, recolhimento ou eliminação).

Quem pode utilizar?

Docente, Técnicos administrativos

Modalidade de Atendimento

Parcialmente online

Etapas para realização do serviço

1. Principais etapas do serviço

Verificar o portal de editais da UFF e cronograma do edital aberto;

Verificar os procedimentos estabelecidos no edital;

Preencher os formulários indicados pelo edital de seleção vigente;

Realização de visita técnica pela equipe da CAR/SDC para elaboração de diagnóstico do acervo da unidade solicitante selecionada em edital;

Acompanhamento pela equipe da CAR/SDC do tratamento dos documentos do arquivo da unidade solicitante por período estabelecido em edital.

A conclusão da assessoria técnica em arquivos se dará com a finalização da classificação e organização dos documentos na unidade solicitante, a destinação à eliminação ou guarda dos documentos e com a entrega do termo de  conclusão da assessoria técnica em arquivos.


2. Requisitos, documentos e informações necessárias

Acessar o site da Coordenação de Arquivos (CAR) e verificar os procedimentos vigentes.
ORIENTAÇÕES GERAIS:

A unidade solicitante deve ter  um servidor do quadro permenente para responder formalmente pela assessoria técnica em arquivos ;

Inscrever-se via e-mail institucional do setor (@id.uff.br);

Ter servidor, colaborador ou estagiário disponível para a realização das atividades técnicas na unidade solicitante;

Os servidores, colaborador ou estagiário responsável pela execução das atividades técnicas na unidade solicitante deverá ter disponibilidade para participar do treinamento para assessoria técnica;

Preencher os formulários indicados pelo edital de seleção vigente;

Não possuir arquivista em exercício na unidade solicitante;

Finalizada a  assessoria e que sejam transferidos e recolhidos documentos à CAR/SDC, as unidades  produtoras poderão solicitar para empréstimo ou consulta os documentos a qualquer momento.

A unidade solicitante é a responsável pela documentação por ela produzida e/ou recebida.


Documentos/Formulários


3. Prazo máximo para realização do serviço
Estabelecido por edital de Assessoria técnica em arquivos

Setor responsável pelo serviço
Superintendência de Documentação
Avenida Prefeito Silvio Picanço, 1565 – Charitas – Niterói/RJ (após a estação do Catamarã e ao lado do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Inter-Cultural Brasil-China)
  • sain.car.sdc@id.uff.br

  • http://www.arquivos.uff.br

Outras informações

Tempo de espera para atendimento
Definido em edital.

Dias e horários de atendimento
Segunda a sexta-feira, por e-mail.

Atendimento prioritário para
Outro

Forma de contato para sugestões ou em caso de problemas
Ouvidoria

Forma de atendimento alternativa em caso de sistema indisponível
As exceções de atendimento por meio de editais das asssesorias técnica em arquivos serão os casos de urgência. Considera-se como caso de urgência, desastres naturais (chuva, alagamentos, deslizamentos) ou de sinistros ocorridos com a documentação arquivística.
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