Curso de graduação

Duração: 6 a 8 semestres

Código e-MEC

Objetivo geral

Com uma grade curricular com foco na criação e gestão de empresas, o curso tem por objetivo geral desenvolver profissionais para gestão empresarial com capacidade empreendedora e ampla visão gerencial, analítica e capacidade de aplicação de técnicas gerenciais para a gestão de processos, produtos e serviços.

Proporcionar ao aluno condições de:

• Contribuir para o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas, formando profissionais empreendedores com ampla visão de negócios, capazes de transformar a prática da administração a partir de sua atuação no ambiente empresarial;
  • Vivenciar um modelo de ensino-aprendizagem flexível e abrangente, que lhe permita adquirir competências e habilidades adequadas às demandas da sociedade, tornando-os aptos a empreender ao longo de sua trajetória profissional.
  • Compreender o imperativo de agir dentro de princípios éticos e legais que norteiam as organizações privadas e negócios.
  • Assumir papel relevante como gestor de empresas próprias ou em organizações diversas (públicas ou de capital privado), tornando-se apto a atuar em um mercado de trabalho com necessidades de profissionais empreendedores.
  • Identificar oportunidades, formular, planejar, implantar, criar e gerir empreendimentos.
  • Ocupar posições administrativas e gerenciais em micro, pequenas e médias empresas, utilizando-se de práticas empreendedoras e de inovação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Processos Gerenciais com Ênfase em Empreendedorismo é amplo. Ele pode atuar na gestão de empresas de produção de bens e serviços, tais como indústrias, setor financeiro, educacional, turístico, educacional e, principalmente, na criação e desenvolvimento de novas empresas que possam gerar empregos, promovendo o desenvolvimento local e nacional. Do mesmo modo, ele também pode ser um intra-empreendedor nas empresas que atuar, ou seja, o Tecnólogo em Processos Gerenciais com Ênfase em Empreendedorismo trabalha no sentido de promover ações empreendedoras dentro das empresas promovendo o crescimento das organizações.

Por isso mesmo, esta graduação é direcionada a: pessoas que tem intenção de criar um negócio próprio, de abrir novas empresas; pessoas oriundas do ensino médio que procuram inserção profissional em empresas; profissionais que já atuam em organizações, com formação até o ensino médio e que  desejam atuar de forma empreendedora; profissionais já graduados com interesse em formação específica em gestão empresarial e empreendedorismo, com possibilidade de aproveitamento de disciplinas.

Enfim, os profissionais oriundos do curso poderão auxiliar uma grande quantidade de empresas que precisam de profissionais empreendedores a se profissionalizar e crescer, de modo a oferecer melhores produtos e serviços à sociedade, em igual competitividade com as empresas multinacionais que aqui se consolidam em busca de novos mercados.

Dados da Coordenação de Curso

Coordenação do Curso de Graduação em Processos Gerenciais