Curso de graduação
Código e-MEC
As atividades desenvolvidas ao longo do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFF têm por objetivo a formação de profissionais com perfil aderente ao estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) através dos Referenciais Nacionais dos Cursos de Engenharia. Assim, o Engenheiro Eletricista formado pela UFF apresenta as seguintes qualificações:
A disseminação do uso de equipamentos eletrônicos e sua conexão em redes de dispositivos, difundida inicialmente a partir da internet e gerando atualmente desdobramentos como, por exemplo, a chamada internet das coisas (internet of things), tem conduzido a civilização para a chamada era da informação. A miríade de inovações geradas nesta área, incluindo desde equipamentos originais até novos modelos de negócio, tem despertado a atenção cada vez maior de jovens para este segmento, ampliando a força de trabalho em áreas como ciência da computação, tecnologia de informação, eletrônica, dentre outras.
Com o uso cada vez mais intenso de equipamentos eletrônicos, a sociedade tem ampliado a cada dia sua dependência em relação ao fornecimento de energia elétrica. Os dispositivos e sistemas popularmente utilizados atualmente, desde as redes sociais até os smart phones, dependem de um sistema de fornecimento de energia elétrica para oferecer suas funcionalidades. Além disso, a busca pela redução da dependência do petróleo como fonte primária de energia, tendo como princípios norteadores tanto aspectos econômicos quanto de segurança energética e de sustentabilidade, amplia a importância de sistemas de energia elétrica seguros, econômicos e confiáveis. Tais sistemas são vitais para construção da infraestrutura necessária para a popularização do uso de fontes renováveis de energia e para a ampliação da frota de veículos elétricos, contribuindo assim para a redução da dependência do petróleo.
A importância dos sistemas de energia elétrica para a sociedade atual e principalmente para o futuro evidencia a necessidade da sólida capacitação da força de trabalho necessária para operação, manutenção, gestão, projeto e planejamento de tais sistemas. Neste contexto, o oferecimento de cursos de graduação em Engenharia Elétrica e a constante atualização da matriz curricular de tais cursos são vitais para o desenvolvimento da sociedade.
Em termos regionais, a cidade de Niterói está localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com um desenvolvido setor de serviços e destacada participação na indústria naval nacional. As principais empresas do setor elétrico nacional (Eletrobrás, Furnas, Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS) e do setor energético (Petrobrás, Empresa de Pesquisa Energética - EPE) estão sediadas no Rio de Janeiro, o que requer uma constante formação e capacitação da força de trabalho. Além destas questões, a implantação do Polo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ) na região de Itaboraí contribuirá para o aumento da demanda por engenheiros eletricistas. Por fim, em 2011 o governo do Estado do Rio de Janeiro criou o projeto Rio Capital da Energia, que prevê investimentos que totalizam R$ 500 milhões até o ano de 2015. Neste cenário, o Rio de Janeiro se apresenta como um polo atrativo para profissionais na área de Sistemas de Energia Elétrica, o que justifica sobremaneira a atualização do curso de Engenharia Elétrica da UFF.
Rua Passo da Pátria, 156, Campus da Praia Vermelha, Bl D, Niterói, RJ, 24210-240
Coordenador(a)
André Abel Augusto
Telefone:
Atendimento:
E-mail:
tge.tce@id.uff.br