A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Editora da UFF (Eduff), intensificou suas ações em 2024, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo o estímulo à leitura. Com a publicação de novos títulos, a oferta de ebooks gratuitos e uma agenda diversificada de eventos e parcerias, a gestão da UFF reafirma o compromisso de conectar a produção acadêmica à sociedade, promovendo um impacto significativo na democratização do saber.
A Universidade desempenha mais uma vez, através da Eduff, nossa missão institucional de tornar o conhecimento acessível e contribuir para a consolidação da memória acadêmica. Cada livro, cada ação, representa um passo importante na construção de uma sociedade mais informada e preparada para os desafios globais,” destacou o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Lançamentos e acesso ampliado
Em 2024, a Eduff publicou 10 novos títulos impressos e 27 ebooks, ampliando significativamente seu catálogo. Atualmente, 225 títulos estão disponíveis para download gratuito na Biblioteca Livre, com mais de 17.500 downloads realizados no período. Essas ações destacam o compromisso da Universidade em tornar o conhecimento acessível para um público cada vez mais amplo.
Incentivo à leitura e presença em eventos
A Universidade promoveu campanhas temáticas como Volta às Aulas, Outubro Rosa, e Quinzena dos Professores, além de ações de doação de livros que beneficiaram mais de 5.000 pessoas, incluindo alunos, escolas e instituições públicas. A participação em feiras virtuais e presenciais e a realização de eventos na Livraria Eduff Gragoatá, como lançamentos de livros e cafés com autores, fortaleceram a presença da editora junto à comunidade acadêmica e ao público externo.
Reestruturação e novas parcerias
Outro marco importante foi a reforma e reinauguração da Livraria Eduff Gragoatá, acompanhada de uma parceria estratégica com a Blooks Livraria para a unidade na Reitoria. Além disso, a Gráfica Universitária passou por uma reestruturação significativa, com a modernização do parque digital e o desfazimento do parque offset, alinhando a produção editorial às demandas contemporâneas.
“2024 foi um ano de ajuste e transformação para a Eduff. A fila de produção de livros foi praticamente eliminada com a publicação de obras de editais passados. A publicação de livros digitais (e-books) foi priorizada e a gráfica foi modernizada, adequando às tendências atuais do mercado de livros. Por outro lado, a qualidade das obras da Eduff foi reconhecida em premiações e editais. Em 2025, a Eduff completará 40 anos e as entregas serão ainda mais relevantes” destaca o Diretor da Eduff, Luciano Losekann.