A UFF lança o curso “Aperfeiçoamento Docente: Gestão Universitária; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Diversidade e Inclusão”. Trata-se de um percurso formativo composto por cinco módulos:
- Gestão Universitária;
- Saúde Mental;
- Assédio Moral e Sexual;
- Diversidade e Inclusão;
- Práticas Inovadoras de Ensino.
A capacitação é voltada, principalmente, aos professores, com o objetivo de capacitá-los para a gestão universitária, propiciando uma vivência prática das ações que visam o alcance da missão institucional, ao abordar a visão e os valores da UFF. O curso também aborda o uso de ferramentas inovadoras no ensino superior, bem como o exercício de uma educação voltada para inclusão e diversidade, com foco na promoção da saúde mental em todos os cenários educativos.
Os participantes poderão cursar um ou mais módulos de forma independente, sendo certificados por cada módulo cursado. Além disso, será emitido um certificado de curso de aperfeiçoamento para o servidor que completar todos os módulos ofertados e, por fim, entregar um memorial formativo, integralizando 180 (cento e oitenta) horas de formação.
Nesta primeira oferta, organizada pela EGGP, em parceria com a Prograd, Proaes, Ouvidoria Geral da UFF e Comissão de Ética da UFF, serão disponibilizados três módulos com 50 (cinquenta) vagas para cada um:
– Assédio Moral e Sexual (11/03 a 10/04/2025) em formato remoto;
– Gestão Universitária (12/03/2025 a 19/03/2025) em formato híbrido; e
– Saúde Mental (13/03 a 24/04/2025) em formato remoto.
A inscrição pode ser realizada até o dia 25 de fevereiro, pelo formulário eletrônico. Para mais informações, acesse o regulamento com o cronograma das aulas e os planos de curso dos módulos em oferta.
Esta formação atende à Resolução CEPEx/UFF Nº 1.752, de 15 de março de 2023, e a carga horária poderá ser utilizada na avaliação especial de desempenho do servidor docente em estágio probatório da Carreira de Magistério Superior e da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na modalidade capacitação.