A Universidade Federal Fluminense está entre as 74 instituições de ensino que serão certificadas pelo Selo ODS Educação 2024, organizado pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030 e UNB 2030. A iniciativa reconhece o trabalho de organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade.
A UFF teve 2 propostas na lista oficial de projetos certificados pelo Selo ODS Educação 2024. A primeira delas é o projeto “Gestão de Resíduos: Implantação da Coleta Seletiva na Universidade Federal Fluminense”, cujo objetivo principal é reduzir o impacto ambiental das atividades desenvolvidas pela universidade através da coleta seletiva, assim como educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância das boas práticas visando a sustentabilidade.
A outra iniciativa é o projeto “A mobilidade por bicicleta como ferramenta de sustentabilidade e acesso à cidade e à Universidade”, que tem como meta elaborar um diagnóstico e planejamento para o incentivo ao uso de bicicletas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense. Entre os objetivos específicos, a proposta do projeto envolve produzir, consolidar e analisar informações quanto ao uso da bicicleta por estudantes da UFF, com levantamento de necessidades, atores e demandas, propostas gerais e específicas para melhorias de infraestrutura para o sistema de mobilidade, impacto do projeto para o ambiente e mapeamento da redução da emissão de gases de efeito estufa, entre outros objetivos.
Segundo a pró-reitora de Extensão, professora Leila Gatti Sobreiro, a certificação da UFF na edição de 2024 do Selo ODS Educação reconhece a busca da universidade pelo compromisso em integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. “Esta certificação reflete o engajamento da UFF na busca por adotar práticas sustentáveis, ações inclusivas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, territorializando as metas globais da Agenda 2030 ao contexto local. E, assim, associar o ODS 4 (Educação de qualidade) às ações de mobilidade urbana sustentável e de gestão de resíduos, vinculadas ao ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis)”, destaca.
A cerimônia nacional de certificação será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 2025, a partir das 14h. A participação é gratuita e patrocinada nacionalmente pela Editora Edebê.