Informe

UFF realiza a 1ª Copa Nacional de Futebol Quilombola

A Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Esporte e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) realizou a 1ª Copa Nacional de Futebol Quilombola. 

A iniciativa inédita teve por  objetivo promover a visibilidade das comunidades tradicionais quilombolas de todo o Brasil, oportunizando momentos de interação e de fortalecimento de laços, por meio do esporte. 

A disputa foi precedida pela fase seletiva (copas estaduais femininas e masculinas), que teve a participação de comunidades quilombolas de 16 estados brasileiros.  No dia 15 de dezembro, aconteceu a final no Estádio das Laranjeiras, sede Fluminense. 

O Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT), Ronaldo dos Santos, afirmou que a 1ª Copa Nacional de Futebol Quilombola representa a consolidação de um processo muito potente que ocorreu em todo país, a partir das competições que reuniu mais de 6 mil atletas masculinos e femininas pelos estados.  “A Copa Nacional já é um sucesso pelo encontro daqueles que gostam de futebol como forma de entretenimento, saúde e comunhão. E agora chegou o momento dos campeões e campeãs levantarem o troféu do campeonato nacional quilombola de futebol “, declara.  

A 1ª Copa Nacional de Futebol Quilombola contribui para a visibilidade tanto do esporte nessas comunidades, como da cultura afro-brasileira , assim como promove a inclusão e o reconhecimento dos talentos locais em âmbito nacional.   

Veja aqui a tabela com os nomes das comunidades participantes do campeonato nacional quilombola: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/tabelacopaquilombola.pdf

Dados do informe

17/12/2024

,
Pular para o conteúdo