A UFF alcançou uma significativa ascensão no Times Higher Education World University Rankings 2025, subindo 12 posições em relação ao ano anterior. A universidade passou da 46ª posição para a 34ª posição entre as universidades brasileiras. Além disso, no contexto das universidades federais, a UFF avançou da 31ª para a 25ª posição.
O Times Higher Education (THE) é um ranking que fornece dados de desempenho universitário no cenário global, fornecendo assim um recurso para que leitores do mundo compreendam as diferentes missões das instituições de ensino superior. Com 13 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, o THE cobre as três principais áreas de atividade universitária: pesquisa, impacto e ensino.
O avanço também se refletiu no Times Higher Education Latin America University Rankings, ranking específico para a América Latina, no qual a UFF subiu 10 posições, passando da 36ª para a 26ª posição, destacando-se entre as melhores universidades da região.
É importante notar que a metodologia aplicada no ranking latino-americano é distinta da utilizada no ranking global, sendo calibrada para refletir as características e desafios específicos das instituições da América Latina. Essa diferença de abordagem, no entanto, não diminui o impacto do crescimento da UFF, que se mantém sólida e em constante evolução em diversas frentes de avaliação.
Esses resultados demonstram o compromisso da UFF com a qualidade acadêmica e o constante aprimoramento em suas áreas de ensino, pesquisa e inovação, consolidando sua posição como uma das principais instituições de ensino superior no Brasil e na América Latina.
“Embora rankings não sejam nosso objetivo final, eles refletem, em algum grau, o impacto do trabalho coletivo que realizamos diariamente: pesquisadores e pesquisadoras ampliando as fronteiras do conhecimento, docentes, técnicos e estudantes construindo uma universidade pública de excelência e políticas institucionais comprometidas com a qualidade acadêmica, pesquisa e inovação. Parabenizo cada membro da nossa comunidade por essa conquista, que reforça nossa determinação em seguir avançando e promovendo transformação social”, conclui o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.