A coletânea Antropologia: ensino, pesquisa e etnografia (Vol.1), viabilizada pelo edital Biblioteca Básica e publicada pela Editora da UFF (Eduff), foi laureada pela Associação Brasileira de Antropologia, na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, na categoria Divulgação Científica, modalidade Publicação. A obra foi organizada pela professora Simone Silva, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais (COC) da UFF, além dos professores Kleyton Rattes (UFC) e Marcelo Moura Mello (UFBA).
Segundo a professora Simone, a coletânea tem como escopo principal reunir, em diferentes volumes, um conjunto de textos didáticos de autoras e autores da Antropologia contemporânea que, embora tenham obras difundidas no Brasil e sejam referências básicas nas ementas de cursos de graduação e pós-graduação, não têm fortuna crítica acumulada em língua portuguesa. O projeto também visa suprir uma lacuna quanto à produção de material de estudo com esse perfil e propósito direcionados às Ciências Sociais.
Para ela, a premiação é resultado da qualidade dos textos produzidos. “Solicitamos uma apresentação didática das ideias centrais de cada autor (a), enfatizando-se seu percurso etnográfico e as grandes questões teóricas enfrentadas. Os textos possuem caráter didático, mas ao mesmo tempo são sólidos, densos e coesos. A linguagem de todo material é acessível, mas sem simplificações; todos tratam de teoria sem elucubrações; foi dada especial atenção aos conceitos sem perder-se em tecnicismos; as instâncias etnográficas foram apresentadas de modo a iluminar questões de ordem teórica. Por fim, os capítulos deram conta de tratar da contribuição mais holística de cada autor (a)”, ressalta.
A professora também informa que o segundo volume está em fase final de produção, devendo ser enviado para a editora ainda no primeiro semestre de 2025. “Esse novo número conta com autoras e autores contemporâneos cujas agendas atualizaram campos clássicos da Antropologia, como estudos de religião e estudos de parentesco, e outras que ganharam maior capilaridade na Antropologia contemporânea como, por exemplo, estudos feitos a partir de etnografias multiespécies para debater, entre outras coisas, a crise ambiental atual; ou ainda, estudos feministas e estudos sobre sexualidade e gênero”.
A obra está disponível para download gratuitamente pelo site da Eduff.