Informe

Nota de esclarecimentos e orientações sobre o Novo Programa de Gestão e Desempenho

A partir de amanhã, 1º de novembro, a UFF vai iniciar o Novo Programa de Gestão e Desempenho (NPGD-UFF), com a vigência da Instrução Normativa GAR/RET/UFF nº 113, de 10 de outubro de 2024, publicada no Boletim de Serviço de 11 de outubro de 2024

Importante destacar que o Teleport deixará de ser o sistema institucional adotado para o NPGD-UFF e será substituído pelo sistema PGD-Petrvs, que se encontra em fase final de homologação pelo MGI. Entretanto, até que o novo sistema Petrvs esteja disponível, será necessário realizar, em caráter excepcional, o lançamento de atividades e avaliá-las ainda no sistema Teleport.  

Oportuno esclarecer ainda que o lançamento da frequência no NPGD-UFF continuará sendo realizado através da plataforma Velti, com os códigos já existentes de acordo com a modalidade pactuada entre servidor e chefia.

Sobre o Petrvs

Os testes realizados pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) identificaram que algumas funcionalidades do sistema ainda dependem de ajustes e atualizações, o que impede, neste momento, a sua perfeita utilização. Tais erros foram reportados ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), órgão responsável por essas correções. Por essa razão, o endereço do sistema ainda não foi disponibilizado para a comunidade da UFF.

Participa-se ainda que, tão logo o sistema Petrvs esteja apto, todas as unidades administrativas terão o acesso liberado pela Progepe para cadastrar os Planos de Entrega e os Planos de Trabalho dos servidores. 

Recomendações aos gestores e servidores

Ainda que a entrada em vigor do NPGD-UFF não seja acompanhada da utilização imediata do sistema Petrvs, a Administração Central recomenda que todos os gestores e servidores leiam atentamente a nova IN e que iniciem imediatamente os procedimentos para a inserção no novo Programa, principalmente no que se refere à elaboração do Plano de Entregas da Unidades com as respectivas entregas vinculadas. 

Esse procedimento é intrinsecamente vinculado ao Planejamento de cada unidade e depende de uma observação atenta ao cotidiano laboral dos gestores e servidores e aos resultados esperados. A elaboração do Plano de Entregas facilitará a inclusão das informações obrigatórias no Sistema Petrvs, quando disponibilizado. 

Da mesma forma, já será possível aos gestores abrir, no Sistema Eletrônico de Processos (SEI), o processo específico do NPGD-UFF de cada Unidade, a partir do dia 1º de novembro, cujo fluxo e documentos pertinentes poderão ser acessados na respectiva Base de Conhecimento, também disponível na mesma data. 

O NPGD-UFF busca induzir a melhoria de desempenho institucional, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades, a qualidade dos serviços prestados à sociedade e as estratégias organizacionais. Assim, contamos com a compreensão e colaboração de todos os servidores nesta etapa de transição, num esforço para avançarmos, ainda mais, numa gestão eficiente e com resultados efetivos. A UFF destaca, por fim, que não haverá prejuízo aos servidores ou unidades em decorrência da impossibilidade de acesso ao Sistema Petrvs neste momento. 

Pular para o conteúdo