Informe

UFF disponibiliza consulta pública para elaboração de Plano de Dados Abertos

logo em formato de dado, nas cores da bandeira do BrasilA Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio de sua Comissão de Dados Abertos e da Coordenação de Gestão e Difusão da Informação da Superintendência de Documentação (CGDI/SDC), está atualizando seu Plano de Dados Abertos (PDA) e convida você a participar dessa importante etapa!

O PDA é um documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados de cada órgão ou entidade da administração pública federal, obedecidos os padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações.

A participação de cidadãos, discentes, servidores docentes e técnico-administrativos, bem como demais membros da sociedade civil na consulta pública de dados abertos é fundamental por diversas razões, dentre as quais:

  • Transparência e Accountability: A consulta pública permite que a comunidade tenha acesso a informações sobre como os dados são coletados, geridos e disponibilizados. Isso aumenta a transparência das ações da universidade e a responsabilidade na gestão dos dados.
  • Relevância dos Dados: Ao incluir a perspectiva da comunidade, a UFF pode identificar quais dados são mais relevantes e úteis para a comunidade. Essa colaboração garante que o Plano de Dados Abertos atenda às reais necessidades da sociedade.
  • Empoderamento: A participação ativa na elaboração do PDA empodera os cidadãos, permitindo que suas vozes sejam ouvidas e que eles influenciem decisões que impactam suas vidas e o funcionamento da instituição.
  • Fomento à Inovação: Dados abertos podem ser utilizados para desenvolver novas soluções, aplicativos e pesquisas. A contribuição da comunidade pode gerar ideias inovadoras e promover a reutilização dos dados de maneira criativa.
  • Construção Coletiva: A consulta pública é uma oportunidade para construir coletivamente um PDA que reflita às prioridades e interesses de todos os stakeholders. Isso fortalece o vínculo entre a UFF e a sociedade.
  • Cumprimento de Normativas: A participação cidadã está alinhada com as exigências legais, como a Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017 que estabelece a necessidade de envolvimento da sociedade na construção de políticas de dados abertos. Isso reforça a legitimidade do processo.

Participar da consulta pública é uma oportunidade de influenciar positivamente a gestão e a utilização dos dados abertos na UFF.

Clique aqui e participe!

A consulta estará disponível até 18/11/2024.

Pular para o conteúdo