Três cursos de graduação da UFF receberam resultados de avaliações externas nesta semana. Os conceitos foram 4 e 5, faixas de nota máxima consideradas muito boa e excelente pela instituição.
Neste início de outubro, os Cursos de Graduação em Letras – Francês (Licenciatura), Letras-Alemão (Licenciatura) e Letras-Espanhol (Licenciatura) , oferecidos pela UFF em Niterói, no Instituto de Letras, passaram por processos de avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obtiveram conceitos muito satisfatórios como resultado. Estas avaliações vêm somar-se a outras de ótimo resultado, em que merece destaque o importante envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, Direções de Unidade, bem como da comunidade local.
A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.
O curso de Letras-Francês (Licenciatura) foi avaliado no período de 07 a 09 de outubro e obteve o excelente conceito 5, nota máxima, na Renovação de Reconhecimento de Curso. Na dimensão “Corpo Docente e Tutorial” ganhou destaque, no relatório de avaliação, a relação entre docentes e discentes no curso: “Merecem atenção e menção especial, a existência, entre professores e discentes, de uma relação bastante próxima, que permite uma comunicação imediata e efetiva entre eles, bem como facilita o emprego de ações educativas, institucionais e sociais que apoiem o discente”.
Já o curso de Letras-Alemão (Licenciatura) foi avaliado no período de 09 a 11 de outubro e obteve o excelente conceito 5, nota máxima, na Renovação de Reconhecimento de Curso. No que se refere à dimensão “Organização Didático-Pedagógica”, o relatório da comissão avaliadora apontou que “A dimensão, de um modo geral, está muito bem estruturada na UFF. Foi constatado na visita virtual in loco que existe plena articulação entre a gestão institucional e a gestão do curso, bem como as políticas institucionais no âmbito do curso estão plenamente implementadas com mecanismos de autoavaliação suficientes. Existe plena dedicação à gestão do curso e comprometimento com o PPC. O curso demonstra pleno atendimento aos objetivos e compromissos propostos, bem como, demonstra atendimento ao perfil do egresso proposto e definido no PPC. (…) A metodologia no desenvolvimento das atividades está plenamente comprometida com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação da autonomia. As TICs propostas, são satisfatoriamente utilizadas e compatíveis ao curso, às disciplinas e às necessidades de professores e dos estudantes.”
No mesmo período, o curso de Letras-Espanhol (Licenciatura) também foi avaliado e obteve o conceito 4 na Renovação de Reconhecimento de Curso. “A UFF dispõe de convênios com escolas de educação básica públicas e particulares e organiza o estágio como componente ao longo do curso, com acompanhamento de docente habilitado e registro de práticas que possibilitam produtos de projetos e pesquisas geradas a partir destas reflexões. Destaca-se a organização dos dados das pesquisas realizadas internamente pela CPA: as informações são públicas e sistematizadas de maneira interessante e funcional”, destacou a comissão, no relatório, no âmbito da “Organização Didático-Pedagógica” do Curso.
A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidades de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.
A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.
Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acesse https://www.uff.br/prograd/avaliacao-dos-cursos-de-graduacao/?q=avaliacao-de-cursos-de-graduacao . Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .