Evento

Exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro”

A exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro” inaugura o espaço cultural “Esquina do Patrimônio”, do IPHAN – RJ, levando conhecimento gerado na UFF à sociedade.  Concebida por Arquitetos e Urbanistas graduados nesta Universidade, com a curadoria de Andréa da Rosa Sampaio (Professora Titular EAU-PPGAU/ UFF) e Guilherme Meirelles M. de Mattos (Pós-Doutorado PNPD-CAPES/ PPGAU-UFF) e projeto expositivo de Adriana Milhomem (Mestre PPGAU-UFF, Professora Curso Artes Cênicas UNIRIO), a exposição é realizada pelo Instituto 215, com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

A mostra é um desdobramento do projeto de pesquisa Atlas do Patrimônio Urbano da área central do Rio de Janeiro, desenvolvido pelos curadores, com fomento do PIBIC-CNPq-UFF, PIBINOVA-UFF e CAPES-PNPD, articulado a pesquisas desenvolvidas pela curadora com apoio de bolsas FAPERJ-JCNE, CNE, IC e TCT, realizados no âmbito do grupo de pesquisa (CNPq) Cidade como Documento da História Urbana (CiDHUrb), sediado no PPGAU-UFF.

“UM RIO DE PATRIMÔNIOS” apresenta-se como um convite ao público para desvendar o processo de salvaguarda do patrimônio cultural da área, a partir de percursos temáticos e cronologias, que expõem a potência do patrimônio cultural, bem como sua vulnerabilidade e resiliência em meio à dinâmica de centro metropolitano. A mostra ressalta a multiplicidade dos patrimônios arquitetônico, urbanístico, paisagístico e artístico concentrados na Área Central do Rio de Janeiro, reconhecida como centro histórico da cidade.

Articulando o processo de conservação do patrimônio cultural às transformações urbanas, a exposição estrutura-se em três módulos: 1) Permanências: construindo a Cidade e seus Patrimônios; 2) Percursos:  um passeio pelo Patrimônio Cultural Carioca; 3) Transformações: desvendando as camadas históricas da Preservação

O conteúdo é ilustrativo, também, da evolução tecnológica da cartografia aplicada a planos e ao mapeamento da cidade. Fotografias e cartografias antigas e atuais, em variados suportes e escalas, dinamizam e potencializam a compreensão do conteúdo, incluindo a apresentação do aplicativo AtlasRio da pesquisa <https://atlasrio-datario.hub.arcgis.com/>.  Ao longo da exposição, desvenda-se a trajetória de embates entre a preservação do patrimônio cultural e projetos urbanísticos, que configurou a atual ambiência da área central da cidade. São expostos casos emblemáticos de edifícios de valor histórico e simbólico que foram demolidos, bem como de preservação de bens que seriam arrasados por intervenções urbanísticas.

Como alerta quanto à importância da conservação do patrimônio para a memória coletiva e identidade da sociedade em relação aos espaços urbanos, a exposição apresenta o patrimônio cultural como tema inserido no cotidiano, como assunto não exclusivo dos técnicos especializados.

Contemplada com o Prêmio FUNARTE Artes Visuais 2020-2021, a exposição foi originalmente montada no Complexo da FUNARTE, em São Paulo, e posteriormente exibida no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

“Um Rio de Patrimônios” cumpre a responsabilidade social de difusão do conhecimento gerado na universidade pública, com fomento de órgãos de pesquisa, expondo o valioso material dos acervos institucionais e o fundamental trabalho dos órgãos de proteção ao patrimônio cultural. A curadoria reforça a necessidade, cada vez maior, de a sociedade conhecer, valorizar e defender a continuidade da excelência do trabalho nas universidades públicas, nos arquivos e nas instituições de tutela do patrimônio cultural, em prol de um futuro sustentável das cidades e da própria sociedade.

Mais informações no perfil do Instagram @expo_umriodepatrimonios

Visitação: de 11 de outubro a 07 de novembro de 2024, de 2a à 6ª feira, das 10h às 18h

Curadoria: Andréa da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles M. de Mattos

Cenografia: Adriana Milhomem