Informe

Reabertura do Auditório Milton Santos marca avanços em acessibilidade na UFF

No final do mês de setembro, a Universidade Federal Fluminense celebrou a reabertura do Auditório Milton Santos, localizado no Instituto de Geociências. O espaço, que esteve fechado por um longo período para reformas, passou por importantes melhorias e modernização. A cerimônia de reabertura foi realizada pelo reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a diretora do Instituto, Professora Angelica Di Maio, e pela arquiteta Milena Sampaio, representando a Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP).

Durante o evento, o reitor destacou a importância desta entrega para a universidade e o compromisso da gestão com a inclusão.

“A revitalização deste auditório além de  devolver à comunidade acadêmica um espaço essencial para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e culturais, também destaca nosso compromisso contínuo com a construção de uma universidade mais acessível e inclusiva. O protagonismo e parceria do Instituto de Geociência, sob liderança da profª Angélica di Maio,  foi fundamental para garantir que esse projeto se tornasse realidade, promovendo não apenas melhorias estruturais, mas também um ambiente que acolha e atenda às necessidades de todos(as)”, celebra o reitor

Entre as melhorias realizadas no Auditório, destaca-se a primeira fase de obras, iniciada em 2021, com recursos próprios do Instituto de Geociências por meio de projetos. Nessa etapa, foram trocadas as poltronas, o carpete, e houve significativas melhorias no sistema de som e na sinalização do espaço. Em sequência, com o apoio da Reitoria da UFF, foi possível dar continuidade ao projeto, focando na acessibilidade e no conforto dos usuários. Foram instalados uma plataforma elevada, para garantir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, e um novo sistema de ar condicionado. As instalações elétricas, parte fundamental da reforma, ainda estão em processo de modernização e estão programadas para serem finalizadas durante o próximo período de férias.

A diretora do instituto, professora Angelica Di Maio, aproveitou a ocasião para agradecer o esforço das equipes envolvidas no projeto, como a equipe técnica da Direção do Instituto de Geociências, composta por Izaque, Marco, Antônio, Nísia e Viviane, a gestão da Universidade e suas superintendências, as equipes da SAEP e da SOMA, e em especial a funcionária Alba, que está no Instituto há 15 anos.

“É muito gratificante participar da realização de ações em prol de possibilitar a concretização dos objetivos de cada integrante do Instituto de Geociências e de outras unidades, de contribuir com ações de melhoria das condições de trabalho docente, técnico administrativo e discente no Instituto de Geociências. No meu primeiro mandato, eu disse que faria todo o possível para transformar o nosso Instituto em um modelo de inclusão, estamos trabalhando para isso, ainda há muito para avançar”, celebra a diretora.

A celebração também foi marcada por uma homenagem ao geógrafo Milton Santos, que esteve presente no Instituto em 1998 para uma aula magna que marcou o início do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O auditório que leva seu nome recebeu um painel destacando sua contribuição para a ciência geográfica e sua relevância na história da universidade.

Além da cerimônia de reabertura, o evento promoveu uma mesa-redonda com o tema “Por uma Universidade cada vez mais inclusiva, diversa e acessível”, contando com a participação da Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Professora Alessandra Barreto, da representante do UFF Acessível, Cibele Cunha, Profª da Faculdade de Direito, da coordenadora da Comissão Permanente de equidade de Gênero da UFF –  CPEG, da Profª Paula Land da Psicologia e da Profª Ana Paula da Silva, da Assessoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (AFIDE/UFF).

Dados do informe

08/10/2024