Informe

Grupo PET Gestão Social de Volta Redonda participou da construção do Plano Municipal de Direitos Humanos da Cidade

Em Volta Redonda, por ocasião da celebração do Dia Nacional dos Direitos Humanos, realizada em agosto de 2023, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos, lançou a proposta da construção participativa do Plano Municipal de Direitos Humanos (PMDH) da cidade.

Para compor o grupo que elaborou o PMDH, foi convidado o Grupo PET Gestão Social, da UFF, que atua em Volta Redonda, sob a gestão do Professor Luis Henrique Abegão.

O documento, que foi aprovado em 11 de setembro deste ano, foi elaborado com o objetivo de cumprir as políticas públicas transversais e intersetoriais, com a finalidade de articular diretrizes e ações programáticas de universalidade, individualidade e interdependência dos direitos no referido Município.

O Grupo PET contribuiu metodologicamente com o processo, que teve como desafio conciliar a participação e escuta da sociedade, das secretarias e órgãos públicos municipais, com a sistematização das informações. A construção de um instrumento de coleta de informações tomou como referência o terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos.

Os estudantes da UFF, majoritariamente do grupo PET, junto a um grupo do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) ficaram responsáveis pelo levantamento e sistematização de dados sobre Políticas voltadas para Direitos Humanos já existentes na cidade.

Segundo o Professor Luis Abegão, “o nosso papel ali foi um papel tanto de definição da metodologia que nós iríamos utilizar para a confecção do plano, quanto para a escuta da população. O grupo PET acabou assumindo um papel, digamos, de coordenação do processo, tanto na questão metodológica como a condução em si do processo.”

Confira aqui o Plano Municipal de Direitos Humanos de Volta Redonda.

Os Programas de Educação Tutorial – PET/MEC e ProPET UFF – propiciam aos graduandos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão que complementem sua formação acadêmica.

Os Programas PET e ProPET são acompanhados e avaliados por um Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação, designado pelo Pró-Reitor de Graduação e orientado por um regimento interno específico, e a gestão administrativa é feita pela Divisão de Projetos Especiais da Prograd.

Mais informações: Divisão de Projetos Especiais, acesse: https://www.uff.br/prograd/pet-e-propet/

Dados do informe

07/10/2024