Em Volta Redonda, por ocasião da celebração do Dia Nacional dos Direitos Humanos, realizada em agosto de 2023, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos, lançou a proposta da construção participativa do Plano Municipal de Direitos Humanos (PMDH) da cidade.
Para compor o grupo que elaborou o PMDH, foi convidado o Grupo PET Gestão Social, da UFF, que atua em Volta Redonda, sob a gestão do Professor Luis Henrique Abegão.
O documento, que foi aprovado em 11 de setembro deste ano, foi elaborado com o objetivo de cumprir as políticas públicas transversais e intersetoriais, com a finalidade de articular diretrizes e ações programáticas de universalidade, individualidade e interdependência dos direitos no referido Município.
O Grupo PET contribuiu metodologicamente com o processo, que teve como desafio conciliar a participação e escuta da sociedade, das secretarias e órgãos públicos municipais, com a sistematização das informações. A construção de um instrumento de coleta de informações tomou como referência o terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos.
Os estudantes da UFF, majoritariamente do grupo PET, junto a um grupo do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) ficaram responsáveis pelo levantamento e sistematização de dados sobre Políticas voltadas para Direitos Humanos já existentes na cidade.
Segundo o Professor Luis Abegão, “o nosso papel ali foi um papel tanto de definição da metodologia que nós iríamos utilizar para a confecção do plano, quanto para a escuta da população. O grupo PET acabou assumindo um papel, digamos, de coordenação do processo, tanto na questão metodológica como a condução em si do processo.”
Confira aqui o Plano Municipal de Direitos Humanos de Volta Redonda.
Os Programas de Educação Tutorial – PET/MEC e ProPET UFF – propiciam aos graduandos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão que complementem sua formação acadêmica.
Os Programas PET e ProPET são acompanhados e avaliados por um Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação, designado pelo Pró-Reitor de Graduação e orientado por um regimento interno específico, e a gestão administrativa é feita pela Divisão de Projetos Especiais da Prograd.
Mais informações: Divisão de Projetos Especiais, acesse: https://www.uff.br/prograd/pet-e-propet/