Informe

UFF realiza melhorias no Instituto de Letras com foco em acessibilidade e infraestrutura

A Universidade Federal Fluminense (UFF) tem promovido uma série de ações no Instituto de Letras para modernizar suas instalações e melhorar as condições estruturais, com ênfase em acessibilidade e inclusão. Essas iniciativas reforçam o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica, mesmo diante dos desafios orçamentários.

“Estamos comprometidos em atender as demandas da comunidade acadêmica, e é importante destacar a parceria e a luta constante do Instituto de Letras para que essas melhorias se tornassem realidade. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos. Essas ações fazem parte de um esforço contínuo da nossa gestão em parceria com o Instituto para garantir mais acessibilidade e segurança para todos e todas”, afirmou o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Entre as principais intervenções, destaca-se a modernização do elevador do bloco C, que estava fora de funcionamento há vários anos. Agora, com o conserto e modernização, a UFF garante o funcionamento pleno de cinco elevadores nos blocos B e C, melhorando  substancialmente a acessibilidade para alunos, servidores e comunidade.

A diretora do Instituto de Letras, professora Carla Portilho, ressaltou a importância dessa melhoria: “Gostaria de deixar registrado o agradecimento da comunidade do Instituto de Letras quanto às medidas tomadas para as melhorias na infraestrutura dos prédios do Instituto. Saímos de uma situação em que às vezes não tínhamos nenhum elevador funcionando para contar com 3 em funcionamento no bloco B e 2 no bloco C, sendo um deles completamente renovado, trazendo segurança e acessibilidade aos frequentadores dos nossos espaços. Além disso, apontamos também os reparos feitos em divisórias danificadas pela umidade e por cupins, os consertos nos banheiros e a substituição de vidros quebrados como pontos de destaque nas melhorias operadas no Instituto.”

Além da modernização do elevador, foram finalizadas a instalação de vidros nas janelas, atendendo a uma antiga solicitação da comunidade. Outras melhorias incluem a criação da Sala das Mães, que está em processo de finalização, com divisórias anti-ruído e fraldário já instalados, mas ainda aguardando mobiliário para entrar em operação.

A gestão da universidade está empenhada em finalizar, até o final de outubro, a troca de louças nos banheiros e ajustes nas ferragens, como os utilizados em pias. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) já completou a revisão da internet cabeada no Instituto e finalizará também neste mês a instalação de uma nova rede Wi-Fi.