Informe

Reunião do reitor com os três comandos de greve (Aduff, Sintuff e DCE)

A Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou um encontro com representantes dos três segmentos da universidade – docentes, estudantes e técnicos administrativos – para discutir o orçamento da instituição e os impactos do déficit orçamentário. O evento, que teve como objetivo promover transparência e dialogar sobre os desafios financeiros enfrentados, contou com a presença do reitor, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e do vice-reitor Fábio Passos.

Durante a reunião, o reitor apresentou um panorama detalhado sobre a situação financeira da UFF, destacando as ações implementadas para garantir a continuidade das atividades acadêmicas, científicas e administrativas. Entre as medidas adotadas, está a priorização da disponibilidade de transporte para aulas práticas e trabalhos de campo, essencial para a formação dos estudantes.

Além disso, foram mencionadas estratégias para contenção de despesas, como a adoção de férias coletivas no período de férias e recesso letivos, reduzindo custos com contratos de terceirizados. Também foi destacada a redução no consumo e nos pagamentos a empresas concessionárias, especialmente com a Enel, visando diminuir os gastos operacionais da universidade.

O encontro evidenciou o compromisso da gestão da UFF em enfrentar os desafios financeiros com responsabilidade e transparência, mantendo o diálogo aberto com toda a comunidade universitária e buscando soluções para preservar a qualidade do ensino e da pesquisa na instituição.