Informe

Estão abertas as inscrições para a Agenda Acadêmica/SNCT 2024

A Agenda Acadêmica da UFF neste ano acontece entre os dias 14 e 20 de outubro, juntamente com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Os interessados em participar das atividades oferecidas podem realizar a inscrição até o dia 20 de outubro por meio do site do evento.

As atividades da Agenda Acadêmica/SNCT são abertas ao público geral com o objetivo de promover a integração de saberes acadêmicos junto à comunidade externa, tornando acessíveis as pesquisas e trabalhos realizados na universidade, visando também o intercâmbio de informações com outras instituições. Para a edição de 2024, em Niterói, as atividades ocorrerão em todos os campi. Já nas unidades fora da sede, as atividades poderão ocorrer nas próprias unidades ou em campi adjacentes, conforme decidido pela direção ou coordenações dos cursos. Palestras, conferências, debates e outras ações integram a programação do evento, organizado pelas pró-reitorias, superintendências e unidades acadêmicas da instituição.

Segundo a professora Geralda Marques, coordenadora do evento e presidente do comitê organizador, a Agenda Acadêmica da UFF/SNCT vem crescendo exponencialmente, ao longo dos últimos anos, e atraindo pessoas de diferentes regiões do país e também internacionalmente. Isso se deve a busca constante na proposição de melhorias e inovações para o cumprimento do seu objetivo.

Durante a edição de 2023, foram cadastradas um total de 769 atividades, das quais 763 tiveram inscrições ofertadas. O número total de discentes inscritos foi de 33.763, enquanto os docentes somaram 1.163 inscrições. Além disso, houve a participação de 308 técnicos e 1.338 inscritos classificados como “externos à UFF”. No total, 18.313 inscritos receberam certificados.

A abertura oficial do evento acontece no dia 16 de outubro, às 18h, no Teatro da UFF. Para possibilitar uma ampla participação de professores, estudantes, funcionários e aposentados na apresentação dos trabalhos em suas diferentes manifestações, as aulas acadêmicas estão suspensas durante os dias de realização do evento. Assim como estarão suspensos também quaisquer procedimentos adotados no sentido de avaliar e/ou verificar a aprendizagem dos estudantes.

Cadastro de atividades

O cadastro de atividades é feito por meio de um sistema próprio. Para solicitar acesso ao sistema, envie um e-mail para agendaacademica@id.uff.br com o assunto “Acesso administrativo para Agenda Acadêmica 2024”. Após receber as orientações, acesse o site e realize o login para cadastrar a atividade.

Atenção: No dia 19 de outubro, também acontecerá o “UFF nas Praças”, na Praça Getúlio Vargas, Icaraí – Niterói – RJ. Informações adicionais serão disponibilizadas em breve.

Dados do informe

23/09/2024