A Eduff acaba de lançar a versão impressa do livro “Por mares nunca dantes navegados: Uma etnografia da prática de vela em um clube de Niterói (RJ)”, publicada inicialmente em formato digital. Primeira etnografia realizada em um clube de vela no Brasil, a obra de Luiz Rojo pode ser adquirida no site www.eduff.com.br.
O livro é fruto de uma pesquisa que o autor realizou durante três anos no Iate Clube Brasileiro, em Niterói, entre 2009 e 2012. Nesse período, Rojo analisou as relações desenvolvidas por meio do esporte e demonstrou que aspectos como família, cidadania, relações de gênero e sociabilidade podem ser analisados para além da uma discussão sobre mais uma modalidade.
Para isso, foram abordadas três dimensões da prática esportiva: esporte como um espaço de transmissão de valores importantes para um grupo social; as questões de gênero envolvidas em um esporte; e o esporte para todos os corpos.
Sobre o autor
Luiz Rojo é professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF. É doutor em Ciências Sociais e coordenador da Comissão de Antropologia dos Esportes na International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia dos Esportes, atuando principalmente nos temas esporte, emoção, identidades de gênero, corpo e trabalho de campo.