Informe

Pesquisadora da UFF aborda a condição do estrangeiro em antologia lançada em Portugal

Daniela Lima, pesquisadora vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente doutoranda na Universidade de Lisboa, teve seu ensaio “A questão do estrangeiro: um duplo-convite ao espanto” publicado no terceiro volume da antologia “Volta para tua terra”. Esse volume, parte de uma série que discute os 50 anos da Revolução dos Cravos, reúne contribuições de escritores estrangeiros residentes em Portugal para explorar os impactos do marco histórico.

A oportunidade de integrar a antologia surgiu através de uma chamada pública promovida pelo Daruê, selo editorial da Urutau em Portugal. Daniela comenta que a publicação “provoca um incômodo no discurso hegemônico de celebração da Revolução dos Cravos, ao trazer à tona a memória da Guerra Colonial que a engendrou”.

No ensaio, a pesquisadora examina a condição do estrangeiro a partir de uma perspectiva filosófica e política, inspirada nos conceitos de Jacques Derrida. Ela discute como a percepção do estrangeiro pode passar de uma “questão” para um “problema” quando a alteridade é vista como algo a ser resolvido ou eliminado.

“A crise habitacional, o colapso no sistema de saúde, baixos salários etc., tudo se torna um problema do estrangeiro, sendo deste que, por fim, a sociedade precisaria ser defendida”, reflete.

Daniela também comenta o papel essencial da UFF em sua trajetória acadêmica e na produção do ensaio.

“Sou a primeira aluna contemplada por uma bolsa de Doutorado-Sanduíche no Exterior pela Capes, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF, e evidentemente, sem essa possibilidade, eu não estaria em Lisboa, Portugal”.

Ela destaca ainda a orientação do professor Fernando Moreira Zau, que a auxiliou na identificação e construção de ferramentas conceituais para enfrentar cenários sociopolíticos complexos.

A antologia foi lançada durante a Feira do Livro do Porto e também será apresentada na Feira do Livro de Óbidos, além de outras cidades, como Lisboa. A coleção também está em exibição na Bienal de São Paulo, já que o lançamento ocorreu simultaneamente em Portugal e no Brasil.

Com a contribuição na antologia, Daniela Lima oferece uma reflexão crítica sobre o papel dos imigrantes na sociedade contemporânea, especialmente em Portugal.

Ela enfatiza a necessidade de “pluralizar as vozes do debate público, expandindo sempre mais o poder de fala e a possibilidade de ser escutado”, destacando a relevância da antologia no contexto atual.

Todos os volumes da antologia “Volta para tua terra” estão disponíveis para venda no Instagram.