A Universidade Federal Fluminense acaba de publicar a Chamada Interna 001/2024 para selecionar dois servidores técnico-administrativos, um titular e outro suplente, para compor a Comissão de Ética da universidade. A seleção compreende: pré-seleção dos interessados e eleição aberta à comunidade.
Para participar da presente chamada, o servidor deve atender alguns critérios, tais como: ser do quadro permanente da UFF; não exercer cargos em confiança na administração ou cargos e mandatos em entidades representativas de classe; não possuir nos assentamentos funcionais penalidades decorrentes de Processo Administrativo Disciplinar ou Processo Ético; além de ter disponibilidade para o desempenho das atribuições inerentes à referida comissão, mediante ciência por escrito da chefia imediata.
Os interessados devem se inscrever no período de 16 e 25 de setembro, mediante envio de documentos por e-mail, conforme orientações descritas em edital. Após essa etapa, os pré-selecionados pela Presidência e Vice-Presidência da Comissão de Ética serão submetidos à eleição online pela comunidade universitária entre 30 de setembro e 02 de outubro.
Confira mais informações sobre a Chamada Interna aqui.
Sobre a Comissão de Ética da UFF
A Comissão de Ética é formada por um grupo de servidores, docentes e técnico-administrativos do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense, eleitos pela comunidade e designados pelo Reitor, com mandatos de 3 anos, não coincidentes, que podem ser reconduzidos por igual período. Este formato foi proposto pela administração superior durante o debate sobre o Regimento Interno da Comissão no Conselho Universitário.
Cabe à Comissão de Ética da UFF orientar, aconselhar, deliberar, responder a consultas e outras atividades relacionadas à ética profissional do servidor no trato com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe atuar como instância consultiva de dirigentes e servidores no âmbito da UFF, de acordo com o Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos da Universidade Federal Fluminense e outras normas internas.
A Comissão pode apurar, mediante denúncia ou de ofício, as condutas em desacordo com as normas éticas pertinentes. Ela atua quando provocada pela comunidade institucional, pelos usuários dos serviços da UFF ou por pessoas físicas ou jurídicas. Cabe-lhe ainda, recomendar o desenvolvimento de ações objetivando a disseminação, capacitação e treinamento sobre as normas de ética e disciplina.