Constantemente invocado como combate ao obscurantismo e associado ao culto ao progresso ou ao liberalismo político, o Iluminismo não propôs uma doutrina filosófica coerente ou mesmo um projeto político único. É o que demonstra Antoine Lilti (Collège de France) no livro “A herança das Luzes: Ambivalências da Modernidade”, que acaba de ser lançado pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff), com tradução de Andrea Daher e Luiz César de Sá. O livro será lançado, com a presença do autor no dia 13 de setembro, às 15h, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Clique aqui para saber mais sobre o evento.
Na obra, o historiador confronta autores emblemáticos e outros menos conhecidos e propõe devolver ao Iluminismo sua complexidade histórica e repensar um conjunto de questões e problemas, para além de um pensamento pronto e reconfortante. Partindo das questões de Voltaire sobre o comércio colonial e a escravidão e indo até as últimas reflexões de Michel Foucault, passando pela crítica pós-colonial e pelos dilemas do filósofo diante do público, “A herança das Luzes” traz uma visão renovada de um movimento que precisa ser redescoberto.
Ao final do percurso histórico traçado, que retoma também a herança kantiana e a Aufklärung, Lilti retoma as palavras de Foucault, em “O que é o Iluminismo?”, associada a questões do discurso verdadeiro e suas condições de possibilidade, cuja pertinência hoje, em meio à difusão planetária de fake news, parece indiscutível.
Sobre o autor
Antoine Lilti é professor do Collège de France e diretor de estudos na École des hautes études en sciences sociales (EHESS). Seu trabalho se concentra na história social, cultural e intelectual do Iluminismo. Primeiro estudou as práticas de sociabilidade das elites aristocráticas e letradas, depois se propôs a mostrar o surgimento, no século XVIII, de uma nova forma de reconhecimento, a celebridade, ligada às mudanças no espaço público e nas identidades individuais. Desde então, seu trabalho se expandiu para incluir os múltiplos legados do Iluminismo no Oriente Médio.
Programa de Apoio à Publicação Carlos Drummond de Andrade
O livro “A herança das Luzes: Ambivalências da Modernidade”, tradução de L’Héritage des Lumières – Ambivalences de la modernitè, foi selecionado pelo Programa de Apoio à Publicação Carlos Drummond de Andrade (PAP-CDA), que é organizado pela Embaixada da França – Escritório do Livro, e que tem como objetivo apoiar traduções de obras francófonas no Brasil.
Essa é a segunda vez consecutiva que a Eduff participa e é selecionada pelo Programa. Em 2023, o livro “Para além de natureza e cultura”, tradução de Par-delà nature et culture, de Philippe Descola, foi contemplado e traduzido por Andrea Daher e Luiz César de Sá.
Para adquirir esse e outros títulos da Eduff, acesse o site www.eduff.com.br ou visite a Livraria Eduff Gragoatá, no Campus da UFF do Gragoatá (Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói).