Notícia

Cerimônia anuncia vencedores do Prêmio UFF de Literatura

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Durante a comemoração dos 47 anos da Universidade Federal Fluminense, completados no dia 18, foram revelados os vencedores do Prêmio UFF de Literatura, promovido pela Editora da UFF (Eduff). O público lotou o Teatro da universidade na noite de terça-feira para a cerimônia de entrega do prêmio, que contou com a presença do vice-reitor da UFF, Emmanuel Andrade, da Pró-Reitora de Extensão em exercício, Maria Lúcia Melo Teixeira e do diretor da Eduff, Mauro Romero Leal Passos, entre outras autoridades.
Durante o evento, Mauro Romero ressaltou a importância da iniciativa, ao aproximar a universidade das pessoas e tornar mais efetiva a conversa entre comunidade e meio acadêmico. Destacou também a colaboração da Imprensa Oficial – responsável pela confecção da antologia contendo os textos selecionados – afirmando que por meio do concurso a comunidade teve a oportunidade de se expressar criativamente e a editora da UFF de “se tornar parceira de sonhadores”.
Os primeiros colocados em cada categoria – poesia, crônica e conto – receberam o Troféu Itapuca, certificado e dez exemplares da antologia que leva o nome do prêmio. Veridiana Chiari Gatto, vencedora da categoria “Poesia” com “Um fulcro farol”, é estudante de Psicologia da UFF. Ela diz que esta foi a primeira vez que participa de um concurso. “Para mim, a verdadeira forma de produção de verdade não é expressa exatamente pela ciência e sim pela poesia”.
Já para Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera, autora de “Reencontro” e primeiro lugar na categoria “Crônica”, o concurso foi uma chance de partilhar experiências singulares vividas na universidade. Joedyr Gonçalves Bellas, autor de “Aconteceu por ocasião da UFF” afirma não ter terminado o curso de Letras na instituição, mas não abandonou a vontade de se expressar por meio da literatura. O resultado foi a conquista do primeiro lugar na categoria “Conto”.
Vencedores do Prêmio UFF de Literatura
– Poesia
1º lugar – Veridiana Chiari Gatto, com “Um fulcro farol”
2º lugar – José Carlos Carraro, com “Vida que segue”
3º lugar – Alba Helena Corrêa, com “Recordações da faculdade”
– Conto
1º lugar – Joedyr Gonçalves Bellas, com “Aconteceu por ocasião da UFF”
2º lugar – Benito Petraglia, com “Aconteceu no elevador”
3º lugar – Francisco Maciel, com “Vidas Uffas”
– Crônica
1º lugar – Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera, com “Reencontro”
2º lugar – Alfredo Dolcino Motta, com “Aqui, nesta sala”
3º lugar – Israel Blajberg, com “Adeus à UFF…”

Pular para o conteúdo